EQST

O Que Diabetes Gestacional E Quais Os Riscos?

O que é diabetes gestacional e quais os riscos?

Caracterizado pelo aumento dos níveis de glicose no sangue durante a gravidez, o diabetes gestacional pode trazer complicações à saúde da mulher e do bebê. Entre seus desdobramentos, estão prejuízos aos rins e hipertensão. Aproveite a proximidade do Dia Internacional da Mulher para conhecê-lo.

O que é diabete na gravidez?

O diabetes gestacional é caracterizado pelo aumento dos níveis de glicose no sangue durante a gravidez. É uma doença que coloca em risco a saúde do bebê e da futura mãe.

O que uma gestante com diabetes pode comer?

A Diabetes Gestacional ocorre se o corpo de uma mulher não pode produzir insulina suficiente, durante a gravidez....Mulheres com Diabetes Gestacional devem tentar comer alimentos magros e ricos em proteína, tais como:

  • peixe, frango e peru;
  • ovos;
  • tofu;
  • feijões;
  • nozes;
  • sementes;
  • quinoa;
  • legumes;

Quando a gestante deve usar insulina?

Nas grávidas com diabetes gestacional, o tratamento com insulina deve ser indicado se após duas semanas de dieta os níveis glicêmicos permanecerem elevados, ou seja, jejum maior ou igual a 95 mg/dl e 2 horas pós-prandiais maior ou igual a 120 mg/dl.

Como se aplica insulina na gravidez?

Para as gestantes

  1. O abdômen é uma região segura para a aplicação de insulina durante a gravidez.
  2. Devido a espessura da pele por causa da expansão uterina, as gestantes devem utilizar as agulhas de 4 ou 5 mm.

Quais são as formas de tratamento mais seguras para as gestantes com DMG?

As melhores evidências científicas demonstram que durante a gestação, a terapia nutricional, a atividade física e a monitorização da glicemia capilar assumem importante papel no tratamento do DMG.

Como aplicar a insulina para quem está grávida?

Vale lembrar que os melhores locais são a região do abdômen, para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita, desde que a dois dedos do umbigo, ou a região posterior do braço, dois dedos acima do cotovelo e dois dedos abaixo do ombro.

Qual a maneira correta de aplicar insulina?

Inserir completamente a agulha na prega, num ângulo de 450 a 90º, com um movimento rápido e firme; Empurrar o êmbolo da seringa até que todo o conteúdo seja liberado; Esperar cerca de 10 segundos e retirar a agulha de pele, soltando a prega da pele depois de remover a agulha.

Quais os lugares de aplicar insulina?

Se a aplicação for de dois tipos de insulina, a injeção pode ser realizada no abdômen, braço, coxa ou nádegas....A velocidade com que a insulina é absorvida pelo organismo segue a seguinte ordem:

  • É mais rápida no abdômen.
  • Um pouco mais lenta nos braços.
  • Mais lenta ainda nas pernas.
  • Mais lenta nas nádegas.

O que acontece se aplicar insulina no lugar errado?

O uso incorreto da insulina pode provocar lipohipertrofia insulínica, que é uma deformação, caracterizada por um caroço por baixo da pele no local onde o paciente com diabetes injeta insulina, como braço, coxa ou abdômen, por exemplo.

Como aplicar insulina no braço passo a passo?

Não aplicar insulina perto de pintas ou cicatrizes. Usar somente a área exterior do braço, onde há mais gordura. Para facilitar a prega subcutânea no braço, apoiá-lo no encosto de uma cadeira ou utilizar agulhas curtas, pois não necessitam de prega subcutânea e facilitam a aplicação.

Qual o ângulo de aplicação de insulina?

Dependendo do tamanho da agulha usada na aplicação, os profissionais de saúde orientam a fazer uma prega subcutânea e inserir a agulha em um ângulo de 90 graus. No caso de agulhas de 4 mm e 5 mm, a prega subcutânea é dispensável e a única recomendação é que a injeção seja feita em ângulo de 90 graus.

Pode aplicar insulina intramuscular?

A aplicação da insulina no paciente pode ser feita por via endovenosa, nos casos de terapia intensiva ou tratamento específico de cetoacidose diabética, intramuscular ou subcutânea, conforme descrito anteriormente sobre os tipos de insulina, entretanto a forma mais utilizada e que o paciente utiliza em casa é a ...

Qual é a via de administração da insulina?

administração: exclusiva por via subcutânea (contra-indicada por via intramuscular ou intravenosa). Não misturar com outras Insulinas, ou com outras soluções.

O que acontece se a insulina for aplicada na veia?

Ribeirão sem casos Melki explica: “Dependendo da dose, a insulina é letal. A pessoa pode ter hipoglicemia (queda de açúcar no sangue) fatal. Ela entra em coma e tem parada cardíaca.

Por que a insulina deve ser administrada via injetável?

Quando o pâncreas não produz o hormônio insulina (como no caso de diabetes mellitus tipo 1) ou produz de forma insuficiente (como no diabetes mellitus tipo 2), se faz necessário obter esse hormônio através de injeções de insulina para controlar os níveis de glicose no sangue.

Por que se toma a insulina em forma de injeção e não em comprimidos?

É por uma simples questão de eficácia, pois ao se tomar a insulina na forma de injeção o efeito é mais imediato, pois a própria insulina em si já estará na corrente sanguínea. Se fosse pelo comprimido levaria um tempo até que o comprimido fosse quebrado e o composto ativo que nesse caso seria a insulina fosse liberado.