Monodentados: Ocupam um sítio de coordenação, onde os ligantes podem se ligar. Exemplos são os íons fluoreto, cloreto, cianeto e ligantes neutros, como a amônia e a água. Polidentados: Ocupam mais de um sítio de coordenação. São chamados de Quelatos.
Os íons ou moléculas que rodeiam um metal na formação de um complexo metálico, mais especificamente são chamados de ligantes ou ligandos. ... Mais genericamente é toda a espécie química que se comporte como base de Lewis na formação de compostos de coordenação, pois se diz que está coordenado a tal íon.
São proteínas ou glicoproteínas presentes na membrana plasmática, na membrana das organelas ou no citosol celular. A função destas é unir outras substâncias químicas chamadas moléculas sinalizadoras, como os hormônios e os neurotransmissores.
É a primeira etapa da biossíntese viral. O termo adsorção descreve o contato inicial célula-vírus. Esta adsorção é no início uma ligação fraca (adsorção reversível), progredindo para uma ligação mais forte, quando esta ligação se torna irreversível.
A reprodução dos vírus de DNA, basicamente ocorre através de dois tipos de ciclos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. Contudo, no ciclo lítico a célula hospedeira é destruída, enquanto no ciclo lisogênico o hospedeiro é preservado.
Tem mais depois da publicidade ;) - Biossíntese: É a etapa em que o material genético do vírus é duplicado através da transcrição e tradução pela célula infectada. Para que isso ocorra, é necessário que a célula hospedeira interrompa a síntese de suas próprias proteínas.
A disseminação do rna viral no ciclo lítico é feita pela produção de milhares de vírus capazes de infectar outras células, enquanto que no ciclo lisogênico, essa disseminação é realizada pela reprodução normal da bactéria infectada. O ciclo lisogênico não provoca a lise da célula hospedeira.
É possível detectar indícios das enfermidades somente quanto o vírus atinge o ciclo lítico, que é a fase em que o vírus se liberta do cromossomo, levando à morte da célula hospedeira, também conhecida como lise celular.
O ciclo lítico é aquele em que os bacteriófagos penetram na bactéria e inserem o material genético na célula. Todas as atividades que as bactérias estavam realizando são interrompidas para que o DNA do fago seja replicado no interior celular.
Significado de Lisogênico adjetivo Genética. Referente a lisogenia: ruptura da membrana bacteriana em decorrência da proliferação de vírus bacteriófagos. ... Diz-se da ou bactéria possuidora do ADN de um bacteriófago aclopado em sua sequência de DNA ou ao seu cromossomo.