Se desenharmos um retângulo cuja razão entre os comprimentos dos lados maior e menor é igual ao número de ouro obtemos um retângulo de ouro.
1 Inicie desenhando um retângulo de ouro, onde o lado maior deve ser o lado menor multiplicado por 1,6180, o número de ouro (observe, na figura, a posição em que colocamos o retângulo na página). 2 Acima do lado maior do retângulo, desenhe um quadrado com o lado igual ao lado maior do retângulo.
Ela é representada pela letra grega phi (φ), e foi descoberta pelo matemático Euclides há 2.
O número áureo surgiu no Egito com as pirâmides de Gisé, que foram construídas baseadas na razão áurea: a razão entre a altura de uma face e a metade do lado da base da grande pirâmide, conforme a figura ao lado.
O número de ouro é o representante matemático da perfeição na natureza. Ele é estudado desde a Antiguidade e muitas construções gregas e obras artísticas apresentam esse número como base. O número de ouro é representado pela letra grega phi e é obtido pela proporção = 1...
Onde é que se encontra o número de ouro? Este famoso número pode ser encontrado em flores e plantas diversas. Também o encontramos em pinturas, esculturas, música e construções. Como exemplo, várias obras de Leonardo Da Vinci utilizam a divina proporção, sendo o quadro de Mona Lisa um dos mais famosos.
3) Se você dividir a distância que vai do alto da cabeça até o chão, depois dividir o resultado pela distância do umbigo até o chão, vai obter 1,618, PHI. 4) A distância de um ombro até a ponta dos dedos dividido pela distância entre o cotovelo até a ponta dos dedos. PHI, 1,618.
Se desenharmos um retângulo de ouro, este pode ser dividido em um quadrado e em outro retângulo de ouro. Esse processo pode repetir-se infinitas vezes, mantendo-se a mesma proporção. Para os gregos, o retângulo áureo representava a lei da beleza matemática.