Podemos definir a boa postura como aquela em que nosso corpo adquire uma posição específica para a realização de uma atividade. Essa posição é conseguida com o mínimo de esforço muscular, estando todos os ossos, músculos e articulações alinhados.
Seus impactos vão além de melhorar a aparência, pois estão ligados também a qualidade de vida, já que uma boa postura vai afetar diretamente algumas funções do corpo, sejam as articulações, os músculos, a respiração e até a digestão.
8 consequências da má postura
Saúde e Bem-estar. Postura é a forma que o corpo mantém ao lutar contra a gravidade, opondo-se às forças externas para manter equilíbrio. O equilíbrio é a chave de uma boa postura, pois sustentamos o corpo nos pés e este equilibra todo o resto.
As principais lesões causadas pela má postura
Uma pessoa com má postura apresenta ombros projetados para frente, cifose, popularmente conhecida como corcunda, retroversão pélvica e retificação da coluna lombar, além da flacidez abdominal, associada a uma escoliose.
A boa postura garante que todo nosso corpo funcione de maneira adequada, uma vez que ela permite que nossos músculos, ossos e articulações estejam completamente alinhados e que seu funcionamento possa ocorrer sem nenhum empecilho.
Como corrigir a postura corporal
5 dicas para alcançar a postura correta
Os pés devem estar no chão ou sobre um apoio. Deve haver um ângulo de 90° dos joelhos em relação aos quadris. Ao andar – distribuir o peso do corpo entre ambas as pernas, mantendo os pés voltados para frente, apoiados no chão, e o abdômen contraído. A cabeça deve estar ereta, com o queixo paralelo ao chão.
Cozinhar e lavar roupas e louçasContraia os músculos da barriga e apóie um dos pés sobre um banco baixo ou um balde. Isso ajuda a manter a coluna ereta. Varrer o chãoUse uma vassoura cujo cabo seja proporcional à sua altura, assim você não terá de se inclinar para frente.
Os exercícios abaixo têm objetivo de fortalecer a musculatura dos ombros, melhorar a postura e prevenir lesões.
Escolha blusas e vestidos com mangas justas aos braços e combine-as com peças de baixo mais fluidas ou evasê. Evite peças com mangas amplas, bufantes ou estilo princesinha se quiser disfarçar o tamanho dos ombros. Ombreiras também devem ficar de fora do look.
Alguns dos exercícios que podem ser indicados para perder gordura, incluindo a das costas, são:
A verdade é que os ombros largos, em geral, costumam dar uma aparência mais forte ao visual feminino, trazendo uma certa dificuldade em equilibrar a silhueta e a falta de cuidado com a escolha das peças certas, pode deixar um visual um pouco masculinizado.
Os decotes frente-única favorecem quem tem os ombros largos, pois chama atenção para o centro do colo/seios. Mas vale lembrar que qualquer alça fina aumenta os ombros. Se os seios foram muito grandes, evite esse modelo, pois pode vulgarizar a imagem.
“Se você é baixinha deixar o cabelo muito longo, pode projetar o corpo pra baixo e deixar visualmente menor. O mesmo funciona para mulheres altas. ... Quem tem quadris e ombro largos, mantenha a linha de ombros como limite de comprimento de curto, assim o cabelo desvia a atenção das extremidades.
Quem pode usar Portanto, quem tem seios grandes e ombros largos devem tomar cuidado. O melhor é que o decote ombro a ombro seja usado por mulheres com quadril largo, ombro estreito e seios pequenos, já que esse modelo de roupa ajuda a equilibrar a silhueta.