Os Transtornos da Personalidade do Cluster C (Esquiva, Dependente e Obsessivo-Compulsivo) são muito prevalentes na população clínica, mas devido a uma maior previsibilidade dos sintomas e situações de crise menos frequentes, esses transtornos costumam ser, inicialmente, considerados menos problemáticos.
Características do chefe O chefe grita ordens, se portando como alguém superior, com quem seus colaboradores não possuem abertura; O chefe ordena a execução de trabalhos; O chefe já “sabe de tudo”, e não escuta e não percebe o talento que a equipe tem a oferecer.
Tom de voz seguro: engasgar demais, alterar o tom de voz, falar muito baixo ou muito alto demonstra insegurança ou descontrole, por isso, mantenha um tom de voz claro e com um volume constante. 4. Sorria: um sorriso pode demonstrar a sua gentileza e o seu lado humano.
Diplomacia: Ao falar com o seu chefe-problema, procure usar ao máximo a sua diplomacia. Não use um tom de acusação durante a conversa. Aproxime-se, apresente o problema. Se possível, já tenha uma ou duas soluções em mãos e faça com que o chefe sinta-se bem por ter você na equipe.
“O primeiro passo para melhorar seu relacionamento com o chefe é explorar as causas do mal-estar. Observe as palavras que ele usa ao falar com você, assim como as expressões corporais. Ambos lhe darão pistas sobre o que está acontecendo”, explica Chris Melchíades, coach na consultoria de recursos humanos Fellipelli.
Você parou de receber convites para reuniões ou projetos Queda de atividades delegadas a você ou de convites para projetos ou reuniões importantes são sempre importantes sinais de alerta de que algo vai mal. Com raríssimas exceções, é possível que as suas atividades já estejam sendo repassadas para outras pessoas.