Esses são os trabalhadores “mais conhecidos” quando falamos de Aposentadoria Rural. Os segurados especiais são aqueles que exercem algumas atividades rurais de maneira individual ou em regime de economia familiar sem vínculo de emprego.
Como preencher a autodeclaração:
O que é aposentadoria rural? A aposentadoria rural é um benefício destinado ao indivíduo que se dedica ou se dedicou a atividade do campo, em caráter individual ou economia familiar.
3. Que documentos você precisa para comprovar o trabalho rural?
Na aposentadoria por idade rural, é preciso ter idade mínima de 60 anos, para homens, e de 55, para mulheres, além de 15 anos de atividade rural.
Todo trabalhador que comprove o exercício da atividade rural ou de pescador, de forma individual ou com auxílio da família, por 15 anos, além da idade mínima (55 anos para mulher e 60 para homem), tem direito de solicitar o benefício, que é de um salário mínimo.
Por isso, a lei do RGPS estipulou que o tempo de atividade rural substitui o período de carência para concessão do benefício. Nesse sentido, o segurado especial deve demonstrar o exercício por 180 meses nos anos imediatamente anteriores à data do requerimento, permitindo-se a atuação descontínua.
Não é possível que uma pessoa que nunca contribuiu com INSS consiga se aposentar pela modalidade da aposentadoria por idade. ... Porém, para aqueles que nunca fizeram o recolhimento junto ao INSS, existe uma pensão assistencial do governo, que paga um salário mínimo aos maiores de 65 anos e de baixa renda.
Maria poderá, quando completar a idade mínima, ou seja, daqui a cinco anos, obter a aposentadoria por idade, sem fazer mais nenhuma contribuição (art. 102, § 1º da Lei 8213/91 e art. 3º, § 1º da Lei .
Se você nunca recolheu contribuições para previdência social, você não terá direito a concessão do benefício de aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença. Mas há possibilidade de que você tenha direito à concessão de um benefício de prestação continuada da assistência social (LOAS).
A aposentadoria por idade será devida ao segurado que, cumprida a carência exigida nesta Lei, completar 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta), se mulher. Agora veja o artigo 25, da mesma Lei, que traz o número mínimo de carência exigida para a aposentadoria por idade.
Formato do cálculo prévio à Reforma da Previdência
A regra geral, então, é de: idade mínima de 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres); 15 anos de tempo de contribuição (mulheres) e 20 anos de contribuição (homens); para os homens que já estão na ativa, o tempo de contribuição mínimo será também de 15 anos.
"Devido ao trabalhador que comprovar o mínimo de 180 meses de contribuição, além da idade mínima de 65 anos, se homem, ou 60 anos, se mulher.
Ao se aposentar pelo INSS, o trabalhador pode ter direito de receber verbas trabalhistas e de sacar o saldo do FGTS e a sua cota do PIS/Pasep, caso ainda não tenha feito isso. ... Quem não exerceu o direito no momento da aposentadoria pode precisar solicitar uma certidão ao INSS para fazer o saque.
Regra da idade mínima progressiva Para se aposentar por essa regra de transição, é preciso ter neste ano: Mulheres: 57 anos de idade e 30 anos de contribuição. Homens: 62 anos de idade e 35 anos de contribuição.
As condições foram mantidas, ou seja, homem deve ter ao menos 60 anos e a mulher, 55 anos. ... Significa dizer que para obter aposentadoria por idade o segurado deverá contar 60 anos de idade (homens) e 55 anos de idade (mulheres), com 15 anos de contribuição.
Os homens e mulheres podem se aposentar com 30 anos de contribuição e 50 anos de idade, seja antes ou depois da reforma da previdência, com exceção dos homens com deficiência leve, o benefício é de 100% da média aritmética simples de todos os salários.
Exposição a asbestos (amianto) – 20 anos A primeira situação que gera direito à aposentadoria especial com 20 anos de tempo de contribuição é a exposição a asbestos, conhecido também como amianto.
No caso, faltam 3 anos para Maria conseguir se aposentar com 60 anos. No entanto, durante esse período de três anos, a idade mínima requerida para esta Regra de Transição vai aumentando gradualmente. Em 2022 será necessário que as mulheres tenham 61,5 anos para conseguir se aposentar.
Como saber se posso me aposentar por idade:
No casos dos homens de 65 anos e mulheres de 60, há a opção entre se aposentar por idade ou tempo de contribuição. ... Nesse caso, e quase sempre antes de completar 35 anos de contribuição, é mais vantajoso se aposentar por idade, porque a perda no benefício será menor ou não existirá.
Vantagens e desvantagens da aposentadoria por tempo de contribuição. A vantagem deste tipo de aposentadoria é o fator idade, porque não existe limite mínimo de idade. ... Considerando ainda a expectativa de vida cada vez mais crescente, o fator previdenciário aplicado pode reduzir a renda de sua aposentadoria até a metade.
65 anos de idade
O cálculo da aposentadoria por invalidez é mais vantajoso que o da aposentadoria por idade pedida por um homem de 65 anos que tenha pago a Previdência durante 15, por exemplo. ... Nas aposentadorias por tempo de contribuição, a relação entre idade e tempo contribuição/valor do benefício também é válida.