A ionização de um ácido é um processo químico que envolve a produção de íons quando um ácido é dissolvido em água, com a formação do cátion hidrônio (H+). A ionização dos ácidos é um fenômeno químico que ocorre com essas substâncias inorgânicas ao serem misturados com a água, o que resulta em uma mistura homogênea.
Como identificar ácidos e bases Uma base na água deixa o papel azul. Uma substância neutra, como água pura, dá ao papel de tornassol uma cor intermediária entre o vermelho e o azul. Uma solução básica pode ser identificada pela cor azul do papel de tornassol.
Quando uma substância molecular (no caso da tarefa, um ácido) entra em contato com a água, ocorre a ionização, pois reagem e formam ions. Se o átomo perder elétrons, ele ficará carregado positivamente e será chamado de cátion. Se o átomo ganhar elétrons, ficará carregado negativamente e será chamado de ânion.
A palavra ionização refere-se ao fenômeno em que há formação de íon ou de íons.
A dissociação iônica é a separação de íons que ocorre a partir de compostos iônicos dissolvidos em água. A água interage com os íons e provoca a sua separação, um fenômeno denominado de solvatação. O processo de dissociação foi descoberto pelo físico-químico Svant August Arrhenius (1859-1927).
Características das ligações iônicas Diferentemente das ligações covalentes, em que há o compartilhamento de elétrons, nas ligações iônicas os elétrons são doados ou recebidos pelos átomos. Também chamada de ligação eletrovalente, a ligação iônica é produzida entre íons (cátions e ânions), daí o termo "iônica".