O que acesso perifrico? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
É a via de administração de medicação diretamente nas veias, nela é possível fazer medicação em grande quantidade e aquelas que pela via oral não são possíveis de administrar. São dois tipos: acesso venoso periférico, que é a inserção de um cateter nos membros (braço, mão, perna, etc.)
Quais as principais veias para acesso venoso periferico?
Acesso venoso periférico
Veia cefálica;
Veia basílica;
Veias medianas do antebraço e cotovelo;
Veias do dorso da mão;
Veia safena magna e parva.
Quanto tempo pode ficar um acesso Periferico?
O tempo de permanência do cateter variou entre três e 120 horas, com a média de 49 horas. A Enfermagem desenvolve importante papel na prevenção das complicações associadas à manutenção do acesso venoso periférico, devendo avaliar criteriosamente os riscos de flebite.
Quando é indicado puncionar um acesso venoso com Scalp?
O scalp, popularmente conhecido como borboleta, é um dispositivo agulhado que é usado para fazer infusões intravenosas. Ele é indicado para procedimentos de curta duração, pois a agulha fica dentro da veia do paciente, podendo causar lesões em caso de movimentação.
Qual a técnica correta para fazer AVP com scalp?
Agarre o antebraço do paciente (abaixo do local da punção) com firmeza para esticar a pele e ancorar a veia de rolar. Insira a agulha em um ângulo de 15 a 30 graus no vaso. Se o sangue inserido corretamente deve piscar no cateter. Se isso não acontecer, a agulha não perfurou a veia ou a agulha passou pelo vaso.