- Aumentou o nível de poluição do ar gerado pelas indústrias. Estas também foram responsáveis, principalmente no século XX, pelo aumento da poluição de rios e contaminação dos solos; - O uso cada vez mais maior de máquinas e equipamentos tecnológicos fez aumentar o desemprego nas indústrias.
A teoria econômica dos choques econômicos exógenos, também conhecida como teoria dos choques adversos, defende que o cenário internacional foi o fator central que incentivou os surtos industriais que ocorreram no país antes do Brasil passar pelo processo de industrialização.
As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...
Pontos negativos: Exploração do trabalhador, extrema competitividade, materialismo, destruição da natureza e seus recursos, desemprego, fome, êxodo rural, produção de alimentos prejudiciais à saúde, etc.
O desenvolvimento industrial serviu para clarificar a situação de classe de grandes contingentes da população brasileira. O salário mensal e outros "benefícios", conquistados por sucessivas gerações de assalariados, apresentavam-se como um progresso em relação à vida anterior de camponês agregado.
A industrialização se caracteriza pelo processo de desenvolvimento industrial em uma determinada localidade, cujo principal interesse é a substituição do modo de produção para maximização dos lucros.
Entende-se por industrialização o processo de crescimento da atividade industrial em uma sociedade, de forma que ela se torna cada vez mais preponderante no processo de produção econômica do espaço geográfico, sobrepondo-se e subordinando outras atividades a ela, tais como as práticas agrícolas.
O processo de concentração industrial do Brasil ocorreu com o desenvolvimento da política de substituição de importações, assumida de maneira mais proeminente durante o Governo Vargas, após os eventos relativos à Crise de 1929 e o consequente declínio da economia cafeeira.
Industrialização é um tipo de processo histórico e social através do qual a indústria se torna o setor dominante de uma economia, mediante a substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção, resultando em aumento da produtividade dos fatores e a geração de riqueza.
Verificado por especialistas. 01. A alternativa que NÃO encontra-se relaciona com o processo de industrialização sobre o espaço geográfico é a LETRA D: Aumento das ofertas de emprego no setor primário.