União: é entidade federativa autônoma em relação aos Estados-membros e municípios, e não se confunde com Estado Federal. Como pessoa jurídica de Direito Público Interno pode agir em nome próprio ou em nome de toda a federação, uma vez que lhe cabe exercer as prerrogativas da soberania do Estado brasileiro.
Pedro Nunes: Federação é a "união de várias províncias, Estados particulares ou unidades federadas, independentes entre si, mas apenas autônomas quanto aos seus interesses privados, que formam um só corpo político ou Estado coletivo, onde reside a soberania, e a cujo poder ou governo eles se submetem, nas relações ...
Federações atuais
Estados
Atualmente o Brasil é dividido política e administrativamente em 27 unidades federativas, sendo 26 estados e 01 distrito federal. O Poder Executivo é exercido por um governador eleito quadrienalmente.
Atualmente, o Brasil é dividido em 26 estados e o Distrito Federal, ao todo são 27 unidades federativas.
Esta seção apresenta informações sobre as 27 unidades federativas, sendo 26 estados e um distrito federal.
Os primeiros estados brasileiros foram criados após a Independência, em 1822, com base na divisão preexistente de capitanias hereditárias. ... Somente em 1942 foram criados os estados do Acre, Amazonas, Pará, Iguaçu, Ponta Porã e Guaporé.
é Tocantins
A região com o maior número de unidades federativas seria a região Norte, enquanto a região Sul seria a única com uma unidade federativa nova. Os estados com estágio de criação mais avançados são Gurgueia, e Maranhão do Sul, ambos na região Nordeste.
Resposta. Tocantins, criado a partir da divisão do estado de Goiás, e Amapá e Roraima.
A Constituição Federal de 1988 aboliu todos os três territórios então existentes: Fernando de Noronha tornou-se um distrito estadual do Estado de Pernambuco; o Território Federal do Amapá e o Território Federal de Roraima ganharam o status integral de Estados da Federação.
Tocantins
O Brasil foi dividido em 14 Capitanias Hereditárias, totalizando 15 lotes doados a figuras importantes da corte portuguesa, chamados de donatários. As capitanias eram hereditárias porque a terra passava de pai para filho.
Resposta. Resposta: As regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste foram assim divididas pelo fato de possuírem grandes extensões com clima e relevo parecidos, bem como, características culturais que também são importantes para a sua formação.
A divisão do Brasil em regiões torna mais fácil o ensino de geografia assim como a pesquisa, coleta e organização de dados sobre o país, seus habitantes e suas características de modo geral. Por uma razão muito simples: os estados que formam uma grande região não são escolhidos ao acaso.
O Brasil é dividido em 5 grandes regiões por possuir uma vasta extensão de terra com aproximadamente 8.