As culturas e as tradições religiosas ensinam as pessoas a tratarem as outras como gostam de ser tratadas. Esta é a regra de ouro das religiões: faça aos outros o que gostaria que fizessem a você.
A Regra de Ouro no setor público é uma regra prevista na Constituição Federal de 1988, que tem o objetivo de evitar o endividamento para pagar despesas correntes. Além disso, a Lei de Responsabilidade Fiscal também traz disposições importantes a respeito dessa regra.
A regra de ouro − o princípio de que não devemos fazer aos outros o que não queremos que nos façam − é, cer- tamente, o preceito mais difundido e aceito em todos os tempos. É hoje repetida na quase totalidade dos auto- denominados códigos de ética das grandes organizações.
Assim, a aula de Ensino Religioso deve considerar a diversidade religiosa, sempre abordando em suas aulas as religiões das 4 matrizes religiosas: Afro-brasileira, Indígena, Ocidente e Oriente.
No Brasil podemos observar inúmeras matrizes religiosas. Judaísmo, Cristianismo Católico, Cristianismo Protestante, Cristianismo Espírita Kardecista, Islamismo, Budismo, Hinduísmo desembarcaram nos milhares de navios que vieram pra cá entre 1500 e 1950.
As quatro matrizes religiosas existentes são: Indígena, Afro-brasileira, Ocidente e Oriente.
A 1º matriz religiosa do Brasil é a Indígena. Porém, não podemos dizer que existia uma única religião indígena no Brasil antes da colonização européia. Havia muitas religiões, pois o território que hoje chamamos de Brasil abrigava mais de mil etnias indígenas, cada qual com suas crenças e suas próprias religiões.
A primeira matriz religiosa do Brasil é a Indígena. Os povos indígenas possuem uma enorme variedade de religiosidades, visto que são muitos povos com costumes e dialetos diferentes. No entanto, possuem elementos em comum em suas religiosidades, como o fato de serem ligadas ao sagrado natural e aos ancestrais.
Há quatro grandes temas que fundamentam esse ensino. São eles: a compreensão da história, a interpretação da cultura, a busca de sentido e a compreensão da experiência religiosa. O fato religioso está presente em diferentes grupos, nações e períodos e quem não o compreende também não compreenderá a história humana.
Nomeados pelo papa; • Elegem e aconselham o papa; • Trabalham em assuntos administrativos. São bispos das maiores dioceses, também conhecidas como arquidioceses. São ministros destacados para servir uma congregação. Primeira ordenação da Igreja, pode ser concedida a leigos ou seminaristas.
Para Stark (2008), o líder religioso é aquele que se especializou em administrar o sagrado fazendo as intermediações necessárias entre o mundo transcendental e as necessidades humanas, ou seja, a relação entre um líder religioso com seu público se dá por meio de trocas sociais.
Os líderes religiosos ajudam na construção das comunidades de fé. São os responsáveis por animar e encorajar os membros. ... O líder religioso tem a função de preservar e de repassar os ensinamentos religiosos, ele é considerado o guardião, responsável em transmitir a palavra sagrada.
O momento atual na visão de líderes religiosos
Estrategistas famosos da história
Os principais tipos de líder
Papa Francisco: Pontífice da Igreja Católica Isso o faz ser admirado por quem segue a religião católica, por quem não segue e até por agnósticos e ateus.
CANDOMBLÉ E UMBANDA O chefe da Umbanda também é conhecido como “pai de santo, babalorixá ou babalaô”. O líder religioso tanto no Candomblé como na Umbanda tem a missão de transmitir oralmente, de geração a geração, suas crenças.
Papa Francisco
Papa Francisco é o atual chefe de estado do Vaticano e o 266º pontífice da Igreja Católica. ... A liderança do Papa Francisco tem promovido mudanças importantes em uma das instituições mais tradicionais do mundo.
Foi eleito papa em 13 de março de 2013. Ao longo de sua vida pública, o Papa Francisco se destacou por sua humildade, ênfase na misericórdia de Deus, visibilidade internacional como papa, preocupação com os pobres e compromisso com o diálogo inter-religioso.
Líderes são pessoas com um elevado poder de inspirar quem está ao seu redor, de influenciá-los e guiá-los em uma empreitada, que pode ter motivações pessoais ou profissionais. Diante disso, muitos podem pensar que não possuem as principais características de um bom líder.
Na sua função mais conhecida, a de líder supremo da Igreja Católica, o papa pode banir teólogos, canonizar beatos e nomear cardeais. De quebra, também tem o emprego de chefe de Estado do Vaticano – um enclave do tamanho de 52 campos de futebol no coração de Roma.
Um papa tem missão relevante, ademais por ser também um chefe de Estado e ter influência sobre os demais governantes do mundo. Por não ter partido político, ganha estatura de cidadão mundial, porque é neutro em questões da soberania de cada nação, por isso todos lhe dão boas vindas e o escutam.
Segundo dados oficiais do CAGED, o salário médio de um padre no Brasil é de R$ 2.
Pontífice afirmou que tem sensação de que ficará no cargo por 4 ou 5 anos. Ele descartou a imposição de um limite de tempo para o papado. O Papa Francisco confessou que tem a sensação de que seu pontificado será breve, de quatro ou cinco anos, e que não se sente sozinho e sem apoio para governar a Igreja.