A medula espinhal tem a forma de um cordão arredondado e dela se originam 31 pares de nervos espinhais. A medula pode ser dividida em 6 partes: cervical superior, dilatação cervical, dorsal, lombar, cone terminal e filamento terminal.
SEGMENTOS MEDULARES - parte da medula espinal de onde partem as radículas ou filamentos radiculares anteriores (motores) e posteriores (sensitivos) que entram na formação de um único nervo espinal.
Ela se inicia na junção do crânio com a primeira vértebra cervical e termina na altura entre a primeira e segunda vértebra lombar no adulto, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento, possuindo duas intumescências, uma cervical e outra lombar.
Da medula partem 31 pares de nervos raquidianos que se ramificam. Por meio dessa rede de nervos, a medula conecta-se com as várias partes do corpo, recebendo mensagens e vários pontos, enviando-as para o cérebro e recebendo mensagens do cérebro, o qual transmite para as várias partes do corpo.
Assim como a coluna vertebral, a medula espinal é dividida em segmentos: cervical, torácico, lombar, sacral e coccígeo. Cada segmento da medula espinal emite vários pares de nervos espinhais, que saem do canal vertebral através do forame intervertebral.
5 segmentos lombares: que originam cinco pares de nervos espinais lombares, que emergem nos forames intervertebrais, inferiormente a sua vértebra correspondente. 5 segmentos sacrais: que originam cinco pares de nervos espinais sacrais. 1 segmento coccígeo:que origina um par de nervos espinais coccígeo.
A superfície da medula apresenta os seguintes sulcos longitudinais, que percorrem em toda a sua extensão: o sulco mediano posterior, fissura mediana anterior, sulco lateral anterior e o sulco lateral posterior.
Importância da medula espinhal A medula espinhal é uma porção extremamente importante do sistema nervoso central, estando relacionada com a transmissão de informações de várias partes do corpo para o encéfalo e do encéfalo em direção ao corpo.
É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”. A medula óssea desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das células sanguíneas, pois é lá que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos) e as plaquetas.
A medula espinhal tem a função de conduzir impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos.
Medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso ,ela se inicia logo abaixo do bulbo até o cóccix. Mede cerca de 44,46 cm. Como o cérebro,a medula precisa de proteção,enquanto o crânio protege o encéfalo,as vertebras protegem a medula espinhal.
O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e medula espinhal. O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos.
O Sistema Nervoso Periférico (SNP) é formado pelos nervos e gânglios nervosos. ... Ele é uma das divisões do Sistema Nervoso, que anatomicamente, é dividido em: Sistema Nervoso Central (SNC): encéfalo e medula espinhal; Sistema Nervoso Periférico (SNP): nervos e gânglios nervosos que conectam o SNC aos órgãos do corpo.
O sistema nervoso periférico se refere às partes do sistema nervoso que estão fora do sistema nervoso central, isto é, fora do cérebro e da medula espinhal. Por isso, o sistema nervoso periférico inclui: Os nervos que conectam a cabeça, a face, os olhos, o nariz, os músculos e os ouvidos ao cérebro (nervos cranianos)
Eles podem ser classificados de acordo com o tipo de neurônio que apresentam, em: nervos sensitivos ou aferentes, nervos motores ou eferentes e nervos mistos. Os nervos chamados de sensitivos ou aferentes contêm apenas fibras nervosas, também chamadas de neurofibras, de neurônios sensitivos.
Os 31 pares de nervos raquidianos estão distribuídos em:
Os tipos de nervos do corpo humano
O nosso sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central, constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal e pelo sistema nervoso periférico (nervos cranianos e raquidianos). O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, elementos importantes na constituição nervosa do nosso organismo.
Resposta: Um conjunto de nervos é chamado de Sistema nervoso periférico. Explicação: Pois os nervos que ligam o encéfalo e a medula aos órgãos do sentido, aos músculos, à pele e às demais partes do organismo.