A poluição da água é a contaminação dos corpos d'água por elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos, plantas e à atividade humana. ... A água também é fundamental para a produção de alimentos, de energia e de bens industriais de diversos tipos.
Os humanos são a principal causa da poluição da água, que é desencadeada de várias formas: pelo despejo de resíduos industriais; pelo aumento da temperatura, que causa a alteração da água ao reduzir o oxigênio em sua composição e devido ao desmatamento, que faz com que sedimentos e bactérias apareçam sob o solo e, ...
Os principais tipos de poluição das águas são: poluição biológica, térmica, sedimentar, química e radioativa. A água é realmente uma substância muito importante para o surgimento e desenvolvimento da vida em nosso planeta.
2 – Não utilize pesticidas ou herbicidas nas plantas; 3 – Jogue o lixo sempre em local adequado e amarre bem os sacos antes de colocar na lixeira; 4 – Não jogue nenhum tipo de material, como sacolinhas plásticas e embalagens, em rios, lagos e mares; 5 – Não descarte medicamentos ou outros materiais no vaso sanitário.
Veja cinco dicas simples para reduzir a poluição ambiental:
Dentre os principais poluentes que causam o desequilíbrio no ar atmosférico temos: Monóxido de carbono: Produto resultante da queima incompleta dos combustíveis. Dióxido de enxofre e óxidos de azoto: produtos da combustão do enxofre presente nos combustíveis fósseis. ... Esses materiais são extremamente poluentes.
agricultura
Dentre as principais causas das mortes em decorrência da poluição atmosférica, podemos destacar os acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e doenças respiratórias. Além disso, os dados publicados mostram uma íntima relação entre a poluição do ar e as mortes em consequência do câncer de pulmão.
As mortes ocorrem principalmente devido à inalação dos gases e à exposição a partículas finas que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, podendo causar acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias, ...
O tempo seco associado à poluição do ar aumenta o risco de doenças respiratórias. Asma, rinite e alergias podem ser desencadeadas. O pneumologista Ciro Kirchenchtejn afirma que o ar seco provoca lesões na mucosa, mas é o sol que aumenta os efeitos negativos da poluição.
Acredita-se que a poluição do ar afete o coração e os vasos sanguíneos ao causar inflamação, um acúmulo de radicais livres - conhecido como estresse oxidativo -, e um desequilíbrio no sistema nervoso. Já a poluição sonora afetaria o funcionamento dos sistemas nervoso e hormonal, segundo os cientistas.
As principais causas da poluição marinha são: petróleo, combustíveis e outros produtos químicos que chegam as águas dos oceanos quando ocorrem vazamentos em navios ou são descartados propositalmente por pessoas responsáveis por embarcações, acidentes em oleodutos ou plataformas de petróleo que geram vazamento para as ...
Produtos químicos de fábricas, lavouras e fazendas alteram o pH dos oceanos, colocando em risco a sobrevivência da flora e da fauna. A cada ano, 100.
Quando há uma grande quantidade de poluição, as praias ficam sujas e impróprias para o lazer e a pesca, pois as águas ficam contaminadas por coliformes fecais, além de outras bactérias nocivas aos seres humanos e à fauna marinha.
Uma vez no mar, o lixo segue o fluxo da corrente marinha. O resultado é um grande número de garrafas pet, plásticos, embalagens de papelão flutuando na água e presas nos manguezais. Além da poluição das águas, os detritos prejudicam aves e animais que vivem e se alimentam nas margens do estuário.
LIXO JOGADO OU ESPALHADO É UMA AMEAÇA A SAÚDE,POIS ATRAI ANIMAIS QUE CAUSAM DOENÇAS. ... ÁGUA POLUÍDA CONTÉM IMPUREZAS,GERALMENTE ESTÁ CONTAMINADA,PODENDO CAUSAR DOENÇAS. POLUIÇÃO DO AR,EM VIRTUDE DA FUMAÇA DAS FÁBRICAS,DOS AUTOMÓVEIS,DA POEIRA,CAUSA PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS E OUTRAS DOENÇAS.
As cinco maiores ameaças humanas aos oceanos – e seus antídotos
Destruição do habitat natural, poluição, pressão da pesca e utilização para o comércio ornamental. Estes são quatro fatores que causam uma triste realidade: somente no Paraná, 43 espécies de peixes e animais invertebrados aquáticos correm risco de extinção.
"Até agora, o impacto tem sido bastante óbvio em animais maiores, como baleias e pássaros", diz Syberg. "Eles podem morrer por asfixia ou de fome, já que a ingestão de plástico bloqueia seu aparelho digestivo." Há certas aves, como o albatroz-de-laysan, que já foram muito afetadas pela poluição do plástico.
A extinção de grandes áreas de vegetação nativa e a destruição de rios importantes são algumas das principais ameaças. O duro é saber que por trás disso tudo está, claro, a ação humana. “Estamos alterando ciclos importantes do planeta.
Alguns fatores como queimadas, pesca predatória, caça, tráfico de animais silvestres, desmatamento, construção de hidrelétricas são fundamentais para alterações nas condições de vida ou do habitat desses animais, o que pode causar a morte e consequente extinção de diversas espécies.