The posterior cranial fossa is part of the intracranial cavity, located between the foramen magnum and tentorium cerebelli. It contains the brainstem and cerebellum. This is the most inferior of the fossae. It houses the cerebellum, medulla and pons.
Os cistos aracnoides são coleções de líquido localizadas entre as membranas que cobrem o cérebro (e também o restante do sistema nervoso central: cerebelo, tronco cerebral e medula espinhal).
Meduloblastomas são tumores infantis do sistema nervoso central invasivos e de crescimento rápido que se desenvolvem na fossa posterior (que contém o tronco encefálico e cerebelo). O diagnóstico baseia-se em RM e biópsia/ressecção do tumor. O tratamento é uma combinação de cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
O meduloblastoma é um dos tumores no cérebro mais comuns e malignos em crianças. A boa notícia é que as crianças têm melhores chances de sobreviver a um tumor no cérebro do que os adultos. Os tumores deles são menos propensos a mudar para um tumor mais sério.
Os ependimomas são um tipo de tumor glioma. Um glioma é um tipo comum de tumor que se origina no cérebro. Os gliomas crescem dentro da substância do cérebro e geralmente se misturam com o tecido normal do cérebro.
Os subependimomas são tumores de origem incerta, classificados como grau I pela Organização Mundial da Saúde(1). Ocorrem tipicamente em adultos de meia-idade e idosos, com discreta preferência pelo sexo masculino(1-3).
Os cistos aracnóides são coleções de líquido localizadas entre as membranas que cobrem o cérebro (e também o restante do sistema nervoso central: cerebelo, tronco cerebral e medula espinhal).
A aracnoide é uma fina/ membrana que separa a dura-máter e a pia-máter. Juntas, formam as meninges, membranas que cobrem os órgãos do sistema nervoso central: encéfalo e medula espinhal.
O cisto de aracnóide, ou cisto aracnóide, é uma coleção de líquido cefalorraquiano (líquido que está presente dentro do nosso cérebro), que, por algum defeito na formação, ainda na fase fetal, ficou loculado, represado entre as membranas que revestem o cérebro.
A megacisterna magna é definida como uma cisterna magna maior que 10 mm de diâmetro, sem alterações no verme do cerebelo( 4 ). Uma grande dificuldade na avaliação das anomalias da fossa posterior se refere ao diagnóstico de rotação do verme do cerebelo, o qual não é possível no plano axial.
Cisto Pineal: é o cisto que se forma na glândula pineal, uma importante glândula que controla a função de diversos hormônios do corpo, como os produzidos nos ovários e da tireóide.