Caso você tenha apenas a placa Arduino poderá utilizar o LED já presente na placa....Para seguir com este tutorial e dar seus primeiros passos com arduino, você irá precisar dos seguintes componentes:
Em resumo, é um programa simples de se utilizar e de entender com bibliotecas que podem ser facilmente encontradas na internet. As funções da IDE do Arduino são basicamente três: permitir o desenvolvimento do software, de enviá-lo à placa para que possa ser executado e de interagir com a placa Arduino.
A linguagem de programação do Arduino pode ser dividida em três partes principais: estruturas, valores (variáveis e constantes) e funções.
Este tutorial é dividido nas seguintes partes:
Há comandos que não têm parâmetros (apenas os parênteses vazios). Por exemplo, o comando: delay(500); manda o Arduino esperar meio segundo (500 milissegundos).
Uma função, portanto, para que possa ser chamada, precisa ser definida em algum lugar. A chamada poderá ser feita dentro do bloco loop() ou setup(). A definição de novas funções poderá ser feita no próprio sketch, ao lado dos blocos loop() e setup() que são definições de funções (chamadas automaticamente pelo Arduino).
O valor HIGH equivale a uma tensao de 5V (ou 3,3V em algumas placas), e o valor LOW, a uma tensao elétrica de 0V. Caso o pino tenha sido configurado como INPUT (entrada), a função digitalWrite() irá habilitar ou desabilitar o pullup interno do pino de entrada.
Basicamente, devemos executar as três etapas abaixo:
Para começar a utilizar o Web Editor é necessário fazer login com uma conta. Acesse https://create.arduino.cc. Se já tiver uma conta apenas faça login ou então crie uma nova conta. Esse aviso indica que ainda não instalamos o plugin que o navegador utiliza para comunicar com a placa Arduino.
Para acessar o ambiente de trabalho, é bem simples: basta digitar o site https://www.tinkercad.com. Nele, você deverá criar uma conta – caso já possua uma conta autodesk, é necessário apenas realizar o login. Você também tem a opção de utilizar o login por meio da sua conta do gmail.
Acessando o Tinkercad e Criando um novo Usuário
Clique em Start simulation para “rodar” o circuito. Clique no ícone do TinkerCad, passe o mouse sobre o seu circuito, clique na engrenagem -> Propriedades, altere a visibilidade para público e salve as alterações.
Criar um circuito para ligar e desligar um led através de um botão de pressão (pushbutton), que se estiver pressionado acende o led, se não apaga o led.