Erosão Fluvial: esse tipo de erosão é causado pela água dos rios, transformando o seu curso em vales mais profundos do que o seu entorno.
O processo de erosão fluvial, que ocorre pela ação da água dos rios e pela expansão de suas margens, manifesta-se, geralmente, a partir da retirada da vegetação alojada próxima ao seu curso. Essa vegetação, chamada de “mata ciliar”, é responsável por impedir a remoção dos sedimentos e afixar o solo.
Erosão fluvial ocorre pelo atrito causado pela correnteza da água em contato com o relevo. Erosão pluvial ocorre pelo atrito causado pelo impactos das chuvas ("água mole em pedra dura tanto bate até que fura") ou pela correnteza da água em contato com o relevo.
Erosão. A erosão é um processo natural, porém pode ser intensificado pela atividade humana. Ela ocorre pela transformação e pelo desgaste do terreno devido à ação de agentes externos, como chuva, vento e sol. A destruição da vegetação natural remove a proteção do solo e resulta em um maior desgaste da superfície.
O ser humano contribui para a erosão do solo com a plantação inadequada, sem a rotação de cultura, desse modo desgastando o solo. O ser humano também desmata áreas de florestas para criar pastos, o solo desprotegido será facilmente erodido e ficará "desprotegido" sem a mata.
Top 5 maneiras de cuidar do solo
Nossas florestas protegem o solo contra a erosão no sentido que diminuem a velocidade do vento e impedem que chuvas muito fortes destruam a terra. Além disso, a vegetação proporciona maior sustentação ao solo e diminui a velocidade das enxurradas causadas pelas chuvas. Dessa forma, a vegetação impede a erosão.
Realizar o plantio acompanhado de uma curva de nível, essa é uma das mais bem sucedidas práticas de contenção. A curva de nível evita que a água da chuva desça a vertente com grande velocidade, dessa forma não provoca erosão.