A linha escura na unha surge por dois motivos: pelo aumento da produção de melanina na matriz da unha (estrutura que produz a unha e fica logo antes da base dela) ou pela proliferação de melanócitos, as células que produzem melanina.
As causas podem ser uma deficiência fisiológica ou algum trauma, psoríase, doenças que cursem com febre, quimioterapia, deficiência de zinco, eczema crônico (alergia) ou paroníquia crônica (inflamação do tecido ao redor da unha)", explicou a dermatologista Renata Francesconi, do Instituto da Pelle.
Em algum momento da vida, você já deve ter notado umas manchinhas brancas na unha. Chamada de leuconíquia, essa descoloração de cor branca aparece frequentemente nas unhas dos pés e os motivos são variados, desde falta de nutirentes, como zinco e ferro, até o uso de produtos químicos agressivos.
A ausência de uma lunula pode indicar problemas vasculares e pressão alta. A lunula do dedo indicador pode desaparecer ou ficar consideravelmente menor por causa mal funcionamento do intestino, pâncreas ou doenças crônicas no estomago. A lunula do polegar reflete o trabalho dos pulmões e do baço.
Lixar a superfícia das unhas elimina as manchinhas brancas "Não existe nenhum tratamento específico para tirar essas manchas, mas ficar um tempo sem esmalte é a dica principal para que as unhas respirem e, assim, elas desapareçam", explica Andreza.
A leuconiquia não é uma doença e, portanto, não precisa de tratamento. Na maioria esmagadora dos casos as manchas nas unhas vão sumir espontaneamente com o tempo. Se você é saudável, sua unha tem boa aparência e apresenta pequenas manchas brancas sem outras lesões, não é preciso procurar ajuda médica.
Coloque 2 colheres de água oxigenada em um pote com água morna. Deixe de melhor por 10 minutos e depois lave com água e sabão. Por conta da acidez do limão, ele pode ser considerado um ótimo clareador. Esprema um limão em água morna e deixe de molho por 10 minutos.
Separe uma escova de dentes usada e aplique um pouco de creme dental. Depois, esfregue levemente cada uma das unhas; Passo 5: deixe o produto agir por alguns minutos, lavando os dedos em seguida. Você irá notar que as unhas estão limpinhas e sem nenhum vestígio de esmalte nelas.
As unhas amareladas podem ser resultado do envelhecimento ou do uso de certos produtos nas unhas, porém, também pode ser um sinal de algum problema de saúde, como infecção, deficiência nutricional ou psoríase, por exemplo, que deve ser tratado.
Nesta situação a água produzida pelo nosso suor interno ou a água que fica retida nas nossas luvas devido à sua absorção externa, acaba por "roubar" electrões ao látex e como resultado final iremos começar a ver essa cor amarela a sair à luz do dia nas nossas luvas.
5 dicas para fortalecer as unhas fracas
Diluir o vinagre de maçã com quantidades iguais de água antes de aplicá-lo, também pode reduzir a sensação de queimação e irritação. Enxaguar o couro cabeludo uma vez que a solução tenha secado também pode aliviar esses efeitos.
Metotrexato O metotrexato é indicado para o tratamento da psoríase grave, já que diminui a proliferação e a inflamação das células da pele. Este remédio está disponível em comprimidos de 2,5 mg ou ampolas de 50 mg/2mL.
Mais quatro remédios para psoríase estarão disponíveis no SUS