Mas e quanto aos cachorros, como identificar que eles estão com dificuldade para respirar? Entre os principais sintomas de cachorro com falta de ar estão: agonia evidente (com grande inquietação), alteração do ritmo respiratório, emissão de ruídos anormais, pescoço estendido, além de língua e mucosas arroxeadas.
Os crustáceos apresentam uma boca ventral e um tubo digestório completo praticamente reto. A maioria dos crustáceos realiza suas trocas gasosas por meio de brânquias.
Dentre as principais características, podemos citar a presença de dois pares de antenas, um par de mandíbulas e duas maxilas. Além disso, grande parte desses animais apresenta corpo dividido em cefalotórax e abdome. Os apêndices dos crustáceos são birremes (bifurcados), diferentemente dos outros artrópodes.
brânquias
Sistema respiratório dos crustáceos: Nas espécies aquáticas, há a presença (na grande maioria) de brânquias geralmente localizadas na base das pernas. Mesmo as espécies terrestres possuem brânquias, que precisam se manter constantemente úmidas para funcionarem (por isso sempre precisam estar em ambientes úmidos).