Penetrante: a voz penetrante é tão alta ou profunda que faz você ficar um pouco desconfortável. Estridente: tem um volume alto e é fino, além de ser desagradável para se ouvir. Mansa: voz calma, suave. Fina: a voz fina ou o som é alto e desagradável de ouvir.
Descrição de objeto e processo• A descrição técnica pode aplicar-se a objetos (sua cor, forma, aparência, dimensões, peso, etc.) A aparelhos ou mecanismos, a processos (funcionamento de mecanismos, procedimentos, fases de pesquisas), a fenômenos, fatos, lugares, eventos.
Como fazer uma descrição
Esse recurso, também chamado de descrição sinestésica, tem o efeito de criar uma relação mais profunda com o leitor, já que além da visão, explora também os demais sentidos como a audição, paladar, olfato e tato. ...
A descrição objetiva é mais simples, direta e não possui as opiniões do observador, ele não infere valor no personagem ou objeto. Na descrição subjetiva ocorre o oposto, o observador se envolve com o objeto descrito, revelando as impressões captadas. Vamos entender um pouco mais sobre esses dois modos?
O texto descritivo por excelência consiste em uma percepção sensorial, representada pelos cinco sentidos (visão, tato, paladar, olfato e audição) no intuito de relatar as impressões capturadas com base em uma pessoa, objeto, animal, lugar ou mesmo um determinado acontecimento do cotidiano.