A AGA é sempre multidimensional, frequentemente interdisciplinar e tem por objetivo determinar as deficiências e incapacidades apresentadas pelo idoso, objetivando o planejamento do cuidado e de acompanhamento a longo prazo.
Principais benefícios do treinamento funcional
Quando falamos diretamente na marcha, as alterações são: velocidade reduzida, comprimento da passada e cadência diminuído, diminuição da altura do passo, aumento do tempo de duplo apoio, diminuição da amplitude de movimento nas articulações de quadril, joelho e tornozelo e diminuição da dissociação de cinturas.
O envelhecimento funcional tem sido definido por diversos autores, como a perda da capacidade para o trabalho, sendo que pode ser percebível antes mesmo do envelhecimento cronológico (BELLUSCI; FISCHER, 1999; ILMARINEN, 2001; TUOMI et al., 2001).
O envelhecimento deve ser vivido de uma forma ativa (OMS, 2005). Para esta organização há três pilares basilares em que se apoia o envelhecimento ativo: saúde, segurança e participação (OMS, 2005). Mencionando que a Saúde se refere ao bem-estar físico, mental e social.
Com o passar dos anos, a pele sofre alterações na textura, perde a elasticidade e torna-se flácida. A tensão constante dos músculos da mímica da face, responsáveis pelas expressões de felicidade, tristeza e preocupação, promove o aparecimento de rugas.