* 1 ponto a) São doenças causadas por bactérias.
A tinha dos pés, frieira ou pé-de-atleta, é um tipo de micose na pele causada por fungos que surge principalmente entre os dedos dos pés, embora também possa acontecer na planta dos pés, entre os dedos das mãos e na virilha. A área afetada pode coçar muito, descamar e ficar esbranquiçada ou com mau cheiro.
O que fazer: o tratamento consiste na aplicação de cremes ou pomadas antifúngicas, como o clotrimazol ou miconazol. Caso não seja suficiente, pode ser necessário tomar comprimidos de itraconazol ou fluconazol durante cerca de 3 meses.
Como se pega Em geral, o pé de atleta é uma infecção que se pega ao andar descalço em locais úmidos contaminados pelo fungo Trichophyton, como saunas, piscinas, chuveiros e vestiários públicos. Todavia, não basta ter contato com o fungo para desenvolver a frieira.
O tratamento da frieira consiste em aplicar diariamente uma pomada antifúngica como terbinafina, isoconazol ou cetoconazol, 2 a 3 vezes por dia, durante 4 semanas.
Um ótimo remédio caseiro para frieira é o escalda-pés com calêndula ou com hidraste, assim como o chá de capim-limão, pois estas plantas medicinais possuem propriedades antifúngicas que ajudam a combater o fungo causador da frieira.
Remédios para Frieira (Pé de atleta)
Conheça 5 dicas para tratar micose e frieira