2. Sintomas da segunda gravidez são iguais aos da primeira. Enjoo, dores de cabeça, vontades constantes de urinar e sonolência são alguns dos sintomas mais comuns de gravidez e que se repetem quando a mulher está grávida novamente. "A diferença principal é como a mulher reage a eles na segunda gravidez.
Na segunda gestação a barriga cresce mais rápido, a ponto de com 10 semanas a gestante parecer estar com 4 meses de gestação. Isso é comum porque a musculatura abdominal está mais relaxada após a primeira gravidez.
Na primeira gravidez a barriga começa a aparecer a partir do quinto ou sexto mês. Na segunda é diferente, porque os músculos do abdômen estão mais relaxados. Isso faz com que se adaptem mais rapidamente às mudanças e que comece a crescer mais, a partir do terceiro mês.
No primeiro filho, tudo é sempre uma surpresa e todo dia é repleto de novas experiências. Já na segunda gravidez, normalmente, as mulheres estão mais familiarizadas com as transformações que irão passar, o que pode facilitar e tornar a gestação mais tranquila.
Problemas de saúde. Além dos problemas naturais da idade, existem doenças que podem ser contraídas entre a primeira e a segunda gestação e causar a impossibilidade ou dificuldade de engravidar do segundo filho. A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é transmitida geneticamente e atinge mulheres de diferentes idades.
É comum que o casal leve até cerca de um ano para gerar um filho de forma natural. E cerca de 8% podem levar mais de dois anos para engravidar. “Mas é preciso entender se há questões de saúde envolvidas nessa demora, inclusive quando a tentativa é para ter o segundo filho”, comenta a especialista.
1A recomendação médica no geral é que casais esperem cerca de 18 meses para ter o segundo filho. 2Médicos também indicam que esse tempo não ultrapasse de cinco anos.
Uma das coisas que devem ser consideradas antes de ter um segundo filho é a condição física da futura mãe. É importante que tenha passado determinado tempo desde o nascimento do primeiro filho. Se já se passaram alguns meses e se foi retomada a atividade sexual sem complicações, isso pode ser um bom sinal.
7 razões que te convencerão a ter outro filho Tudo de bom! 2. Caso o bebê seja do mesmo sexo que o primeiro, você pode praticamente aproveitar todo o enxoval e comprar só algumas coisas a mais para deixar o enxoval mais original. Assim irá gastar muito menos dinheiro.
O nascimento do segundo filho exigirá que toda a família se adapte à novidade. A rotina deve ser alterada para que os pais consigam dividir a atenção entre as duas crianças. As finanças também precisam de planejamento, para que o casal não passe por apertos.
“Em geral, o segundo filho fica esmagado pelo primeiro e tem ciúmes do menor. O caçula é o mais mimado, é aquele que recebe bronca dos irmãos mais velhos, os mesmos que depois passam a mão na cabeça dele.
Nesta etapa, que pode durar de 12 a 20 horas, as contrações são irregulares, menos intensas, e muitas vezes, apenas perceptíveis. Nessas horas, muito comumente, a gestante refere apenas "que a barriga fica dura, mas que não está sentindo dor".
Na hora de organizar a rotina das crianças, não deixe de pensar em você mesmo. Inclua, no dia a dia, alguns minutos ou horas para fazer algo que seja apenas para você, como um curso, um momento para leitura, para sair com amigos ou para descansar. Isso vale, também, para a semana. Reserve um dia só para você!
Rotina com filhos: como torná-la mais leve (e menos estressante)
Crie uma rotina para o café da manhã, almoço, lanche, jantar e para a hora de ir para a cama. Comece aos poucos incluindo o pequeno nessa rotina, principalmente para dormir. Você também pode criar uma agenda geral para todos da casa. Isso já vai dar uma noção dos compromissos fora de casa, como médico, dentistas etc.
Então acompanhe nosso post de hoje!