EQST

Estou Desempregado E Tenho Financiamento?

Estou desempregado e tenho financiamento?

Se você tem um financiamento imobiliário e perdeu o seu emprego recentemente, não se desespere: você pode procurar o banco e explicar a sua situação. ... Ou então, caso tenha contratado um seguro adicional para seu financiamento, pode acioná-lo alegando desemprego.

Tem como devolver um imóvel financiado pela Caixa?

Não. A Caixa não é dona do imóvel, ela te emprestou o dinheiro para comprar e quem te vendeu já recebeu e quitou o preço. Não podes mais desistir. Poderia vender novamente para o dono anterior e quitar o financiamento ou fazer isso agora com novo comprador.

Quando a Caixa pode tomar o imóvel?

O que fazer em caso de atraso das parcelas? Segundo a legislação brasileira, depois de 3 parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira pode tomar a casa.

Estou desempregado posso financiar um imóvel?

Se o mutuário ficar desempregado ou perder sua renda de outra forma, parte das prestações pode ser refinanciada. Famílias com renda entre três e cinco salários mínimos podem refinanciar até 36 prestações. Neste caso, o governo paga até R$ 23 mil do valor de entrada do imóvel, de acordo com a faixa de renda e região.

O que significa carência Fghab?

Trata-se da sigla para o Fundo Garantidor da Habitação Popular, um fundo privado administrado pela Caixa e alimentado por contribuições mensais dos devedores que fazem parte do programa. Essa contribuição faz parte das parcelas do financiamento, e cobre de imprevistos financeiros a danos ao imóvel.

Como devolver um imóvel financiado?

Essa manifestação deve ser feita por escrito, contendo todos os dados do financiado e do imóvel, explicando que o motivo seria a incapacidade financeira ou desinteresse de continuidade no contrato por motivos profissionais, por exemplo.

Estou desempregado Minha Casa Minha Vida?

O Minha Casa, Minha Vida pode ser contratado por indivíduos cuja renda familiar seja de até dez salários mínimos. ... Se o mutuário ficar desempregado ou perder sua renda de outra forma, parte das prestações pode ser refinanciada. Famílias com renda entre três e cinco salários mínimos podem refinanciar até 36 prestações.

Sou obrigado a pagar o FGHab?

O seguro FGHAB é obrigatório e garantido automaticamente ao mutuário, no momento de confirmação do contrato do Minha Casa, Minha Vida. Ele deve ser utilizado para cobrir as parcelas do financiamento em caso de falta de verba por parte do contratante.

O que é FGHab da Caixa?

O FGHab é um fundo privado, constituído ao amparo da Lei nº 11.977, de 07/07/2009, com patrimônio próprio dividido em cotas, separado do patrimônio dos cotistas, sendo sujeito a direitos e obrigações próprias.

É possível cancelar um financiamento de imóvel?

O cliente só consegue cancelar sem custos (mesmo as de vistoria do imóvel) se o trâmite para o contrato ainda estiver em andamento. Ou seja, se o documento não tiver sido assinado. Para proceder ao cancelamento do financiamento depois de ter o contrato assinado, é preciso pedir a rescisão diretamente ao banco credor.

O que acontece depois de assinar o contrato com a CAIXA?

Você deve apresentar à CAIXA o seu contrato registrado em até 30 (trinta) dias após a sua assinatura. Para efetuar o registro do contrato você terá as seguintes despesas: • Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI); • Custas Cartorárias com registro do imóvel.