Qual o certo vocs ou Voceis? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Pronome de tratamento, usado quando alguém se dirige a outrem, a uma segunda pessoa, mas que obriga à concordância com o verbo na terceira pessoa (ex.: você foi indelicado; vocês tenham juízo). Plural: vocês. Plural: vocês. Ver também resposta à dúvida: tu, vós ou você.
Como escrever a vocês?
A forma correta de escrita é a você, sem acento indicador de crase. A construção à você, com acento indicador de crase, está errada. Não ocorre crase antes do pronome de tratamento você....Não há crase antes da maior parte dos pronomes.
Obrigado a você!
Obrigado a eles!
Obrigado a todos!
Obrigado a quem esteve presente!
13 de set. de 2016
Quem de vocês ou qual de vocês?
Resolução do problema: Quando nos referimos a pessoas, podemos utilizar tanto o pronome relativo “que” quanto “quem”. Cabe ao indivíduo decidir e ter bom senso em não ficar repetindo o “que” em todas as ocasiões, uma vez que este pode se substituído por: quem, o qual, a qual, os quais, as quais.
Como se escreve você ou você?
Dessa época, a palavra foi encurtando: passou por vosmecê até chegar à forma atual: você. Isso na escrita padrão, porque, como se sabe (e se usa no cotidiano!), o você já foi reduzido a ocê e cê. Seu uso é exigido quando se refere à pessoa com quem se fala.
Qual a diferença entre Então é entam?
A forma correta de escrita é então de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito terminando em “ão“. Então é um advérbio e significa naquele momento; nesse caso; assim sendo; naquela época. ... Entam não existe na Língua Portuguesa.
Foi ela que fez ou quem fez?
Fique atento: Foi eu que fiz está errado, pois não se fala “foi eu” e sim “fui eu”. O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu.
Que fez ou quem fez?
Foste tu que fizeste o bolo. Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.