Como evitar a paralisia do sono?
O que é a paralisia do sono A paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda do estado de sono REM, que é quando acontecem os sonhos mais vívidos, porém o corpo continua paralisado. A pessoa tem consciência de que está acordada, mas não consegue se mexer.
Ao contrário do que possa parecer, os sonhos lúcidos permitem que a pessoa durma melhor e ajudam a relaxar. Isto acontece porque durante o sono podemos resolver os problemas que nos afligem. Quando refletimos sobre os problemas encontramos a solução, e isso nos ajuda a dormir melhor.
O recurso vem sendo estudado porque, aplicado corretamente, ajuda a apagar ou a atenuar sentimentos ruins relacionados às memórias, contribui no tratamento de traumas, fobias e para a melhora da performance esportiva por atletas. Nos sonhos, eles “treinam” força, equilíbrio e coordenação, entre outras habilidades.
O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para Freud, os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido.
Segundo os cientistas, ter sonhos repetitivos é um sinal de que o inconsciente está nos alertando para evitar uma situação. Quando algo está errado conosco, o inconsciente nos alerta por meio dos sonhos. Se a gente não presta atenção ou não entende o seu recado, ele nos enviará mais sonhos, retratando a mesma mensagem.
Ter pesadelos de vez em quando é normal, podendo estar associado a estresse ou ansiedade, algum trauma, má higiene do sono ou medicamentos, no entanto, se se tornarem muito frequentes ao ponto de causarem angústia, má qualidade do sono, medo de ir dormir ou mesmo problemas ao longo do dia, podem ser considerados um ...
Dez maneiras de vencer pesadelos e dormir melhor