MODELOS DE FUNCIONAMENTO DO APARELHO PSÍQUICO A primeira tópica é chamada Topográfica, já a segunda, Estrutural. Nesse modelo tópico, o aparelho psíquico é composto por três sistemas.
A Primeira Tópica de Freud: teoria topográfica. Esta e a primeira tópica, expressão que vem de “topos” que em grego significa “lugar”, daí a ideia de que esses sistemas ocupariam lugar (topos) virtual e funções específicas. Cada um com função específica dentro do aparelho Topográfico.
Ou seja, diferentemente da Primeira Tópica, que sugere uma passividade, a Segunda Tópica é eminentemente ativa, dinâmica. ... Essa concepção estruturalista ficou cristalizada em “O ego e o id” de 1923 e consiste em uma divisão tripartite da mente em três instâncias: o id, o ego e o superego.
O superego é a última instância do aparelho psíquico mental a organizar-se e tem como função censurar os impulsos que vêm do id, sobre as atividades e pensamentos do ego. Essa censura é detetada pelo ego, por um pequeno sinal de angústia. Ele surge como uma clivagem de uma parte do ego e desenvolve-se a partir deste.
O aparelho psíquico, ou somente psique, é o nome dado ao método estrutural proposto por Freud. Primeiramente foi dividido em inconsciente, pré-consciente e consciente, o que posteriormente foi modificado e dividido em três elementos que unidos trabalham nas ações e reações, o Id, Ego e Superego.
O funcionamento psíquico baseia-se em uma complexa interação de elementos biológicos, psi- cológicos e sociais. Quando se avaliam o estado psicológico e o comportamento de uma pessoa, três fenômenos devem ser considerados.
Como se caracterizam os modelos econômico, tópico e dinâmico do funcionamento psíquico ? Econômico: existe uma quantidade de energia que “alimenta” os processos psíquicos. Tópico: o aparelho psíquico é constituído de um número de sistemas que são diferenciados quanto a sua natureza e modo de funcionamento.
Id (em alemão es, "ele, isso") designa na teoria psicanalítica uma das três estruturas do aparelho psíquico. O id seria a fonte da energia psíquica (libido). ... Funciona segundo o princípio do prazer (em alemão Lustprinzip), ou seja, busca o que produz prazer e evita o que é aversivo.
Tanto Id, quanto Ego e Superego fazem parte de nosso Inconsciente. Ego e Superego, no entanto, encontram-se também no Consciente, enquanto o Id permanece limitado ao outro nível./span>
Freud acreditava que a mente humana era composta de três elementos: o id, o ego e o superego. As teorias de Freud sobre os estágios psicossexuais, o inconsciente e o simbolismo dos sonhos continuam sendo um tema popular entre os psicólogos e os leigos./span>
Formulou teorias como a do “id, ego e superego” e a do “complexo de Édipo”, que até hoje possuem enorme importância e são extensamente debatidas pelos psicanalistas.
As três instâncias trabalham juntas na formação do seu comportamento. O id cria as demandas, o ego acrescenta as necessidades da realidade, e o superego incorpora a moral à ação.
Cada smartphone com sistema Android tem um número próprio de registro ID. Este código pode ser pedido pela assistência técnica, por exemplo, na hora de resolver problemas do aparelho. Para descobrir essa e mais informações importantes para o usuário, o app gratuito Device ID pode ajudar./span>
Segundo Sigmund Freud, os conteúdos refutados, longe de serem destruídos ou esquecidos definitivamente através da repressão psíquica, ao se ligarem à pulsão, mantêm sua efetividade psíquica no inconsciente. O reprimido (ou recalcado) constitui, para Freud, o componente central do inconsciente.
O consciente é a parte da mente que estamos cientes, porém Freud se interessou mais pelo inconsciente, que é uma área menos explorada e exposta. O nível consciente refere-se às experiências que a pessoa percebe, incluindo lembranças e ações intencionais. ... Percebemos a consciência como nossa e identificamo-nos com ela.
Na primeira tópica, Freud propôs que a mente é constituída por três sistemas: o consciente (Cs), o pré-consciente (Pcs) e o inconsciente (Ics), cada qual com seu tipo de processo e sua energia de investimento, sendo que cada sistema exerce funções diferentes. Esta é a Teoria Topográfica./span>
A palavra topografia vem do idioma grego, em que topos significa “lugar” ou “região” e graphein significa “descrever” ou “descrição de um lugar”. Os estudos da topografia também estão relacionados com o da cartografia, que é o estudo dos mapas. ... A seguir, saiba mais sobre o que é a topografia./span>
A concepção do inconsciente reprimido ou recalcado, objeto do trabalho da psicanálise, está ligada às representações de ideias e de imagens, as quais podem chegar ao consciente através das palavras com que descrevemos as nossas vivências e que são captadas pela escuta do psicanalista.
Histeria é um tipo de neurose que se caracteriza predominantemente, pela transformação da ansiedade subjacente para um estado físico. A palavra vem do termo grego “hystéra”, que significa útero. A própria palavra nos revela o caráter feminino da doença, já que era atribuída a uma disfunção uterina.
por essa razão, as neuroses "atuais", improdutivas no que concerne à psicanálise, não podiam mais ocupar um lugar em primeiro plano (Freud, 1917/1969: 453). Mas, ainda sim, Freud mantém algum interesse nas neuroses atuais e distingue três formas puras: neurastenia, neurose de angústia e hipocondria.