Significado de Caquético [Pejorativo] Senil; que, pela idade avançada, possui uma saúde debilitada.
A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma doença neuromuscular que causa fraqueza, flacidez e atrofia nos músculos. Isso ocorre pela morte de neurônios motores inferiores, que são responsáveis por controlar a atividade muscular.
A astenia é uma condição caracterizada por uma sensação de fraqueza e falta de energia generalizada, podendo ainda estar associada a cansaço físico e intelectual, tremores, lentificação dos movimentos, e espasmos musculares.
A sarcopenia acomete mais indivíduos idosos, pessoas sedentárias e a combinação dos fatores. Já a caquexia é mais comum em pacientes com câncer, DPOC, AIDS, sepse, queimaduras, artrite reumatoide, entre outros.
O tratamento da caquexia deve ser feito com fisioterapia, nutrição e uso de medicamentos. A fisioterapia é importante para evitar a perda excessiva de massa muscular, além de estimular os movimentos, uma vez que na caquexia a pessoa pode perder a habilidade motora.
Fracione bem as refeições A recomendação de comer pouco várias vezes ao dia é muito importante para pacientes com câncer. "Fracionar as refeições e comer devagar, mastigando bem os alimentos, ajuda tanto a diminuir as náuseas quanto melhorar o apetite", garante Vitor Rosa.
O que fazer: a melhor opção é buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra para que a depressão, ansiedade, anorexia ou outro problema psicológico seja identificado e tratado.
Certos tipos de câncer, como de ovário, pâncreas e estômago, geralmente podem causar perda de apetite, por afetarem o metabolismo. A perda de peso relacionada ao câncer pode ser grave porque a pessoa também perde massa muscular. A perda de apetite também ocorre em 80% a 90% das pessoas com câncer avançado.
A perda de peso rápida de até 10% do peso inicial em 1 mês, sem estar fazendo dieta ou exercício físico intenso é um sintoma frequente em pessoas que estão desenvolvendo câncer, principalmente câncer de pâncreas, estômago ou esôfago, mas que também podem surgir em outros tipos.
A perda de apetite é a redução considerável na vontade de comer. O paciente pode ficar horas sem comer, pular refeições, e mesmo assim não sentir fome.
Estresse, ansiedade, depressão e tristeza são alguns dos motivos mais comuns para a falta de apetite. Pode ser um problema passageiro, mas, se persistir, deve ser tratado o mais rápido possível.