O tratamento do estiramento muscular pode ser realizado em casa com medidas simples como repouso, uso de gelo e uso de ligadura compressiva. No entanto, nos casos mais graves pode ser necessário usar medicamentos e realizar fisioterapia por algumas semanas.
O tratamento é feito com repouso da região afetada, uso de medicamentos anti-inflamatórios como Cataflan em forma de pomada e/ou Ibuprofeno em forma de comprimido, que devem ser tomados sob orientação médica, sendo indicado também o uso de compressas frias ou com gelo de 3 a 4 vezes por dia até 48 horas e sessões de ...
Viu como prevenir a distensão muscular é simples? Com um acompanhamento adequado e exercícios físicos dosados, é possível manter a performance e não arriscar demais. Lembre-se também de que a adição de carga ou intensidade do treino deve ser sempre gradual e, claro, respeitando os limites do seu corpo.
Veja 5 dicas para evitar lesões musculares em treinos de...
Veja agora 8 dicas importantes para evitar lesões durante os exercícios físicos
Dicas para evitar lesões musculares
O alongamento também pode ajudar e muito, não só a prevenir o aparecimento de lesões, traumas ou dores, como também a tratá-las. Para as dores musculares, é recomendado que eles sejam realizados antes e após a prática de exercícios físicos, pois elimina as tensões musculares.
Dicas para prevenir lesões esportivas
Os principais fatores apontados para o surgimento de lesões foram excesso de treinamento, técnica esportiva incorreta, nutrição inadequada e fatores relacionados ao comportamento dos atletas.
Ou seja, pode ser uma pancada, uma batida ou uma lesão por um movimento brusco ou por desaceleração do movimento. As lesões podem ser divididas, ainda, em dois grandes grupos: traumáticas ou por sobrecarga. “As lesões traumáticas ocorrem devido a um acidente, como quedas, torções ou pancadas (trauma direto).
O tratamento imediato para a maioria das lesões esportivas agudas é repouso, gelo, compressão e elevação (RGCE). Repouso previne lesão posterior e ajuda a reduzir o edema. Gelo (ou bolsa de gelo comercial) causa vasoconstrição e reduz edema, inflamação e dor nos tecidos moles.
As lesões esportivas mais comuns em academias são as chamadas lesões de grau I, ou seja, são pequenos estiramentos musculares em áreas específicas do corpo que possuem tratamento e recuperação rápidos e sem grandes consequências.
O que fazer: é muito importante evitar colocar peso sobre o joelho afetado e, por isso, a pessoa deve ficar de repouso com a perna elevada. Além disso, a aplicação de compressas geladas também é muito importante, devendo ser aplicadas por até 20 minutos a cada 2 horas durante as primeiras 48 horas.
As lesões mais comuns no esporte