Para fazer uma compressa fria em casa, basta envolver um saco de legumes congelados, por exemplo, em uma toalha ou pano e aplicar na região dolorida durante 15 a 20 minutos. Uma outra possibilidade é misturar 1 parte de álcool com 2 partes de água e colocar num saco tipo ziploc e deixar no congelador.
Essas compressas podem ser usadas nas costas ou no peito, mas também podem ser colocadas em qualquer parte do corpo. Outras indicações para uso da bolsa de água quente são para hematomas em geral, furúnculos, torcicolos e antes de qualquer atividade física, seja ela intensa ou não.
Bolsa de água quente Sensação de relaxamento e alteração de sensibilidade. Pode melhorar a função e elasticidade de tendões e músculos. Pode ser usada ainda para aliviar desconfortos comuns como cólicas abdominais provocadas pela tensão pré-menstrual (TPM) ou até no parto.
Tabela de Comparação das Melhores Bolsas Térmicas
Como fazer: Dobre a toalha ao meio formando um retângulo e costure as laterais, deixando apenas a parte superior sem costurar. Após terminar, vire o tecido de dentro pra fora, evitando que a costura fique à mostra e coloque o arroz na bolsa sem encher completamente. Feito isso, basta costurar o último lado da bolsa.
Despeje a água quente no seu interior, vagarosamente, cuidando para não se queimar com as bolhas de ar que podem se formar. Retire o ar de dentro da Bolsa, baixando-a sobre uma superfície plana até que a água apareça na abertura. Feche a Bolsa, girando a rosca de vedação, certificando-se da posição correta.
Compressa úmida e quente
Para fazer esta técnica basta clocar uma bolsa de água morna ou compressas mornas sobre o abdômen, no local das cólicas e deixar por 10 a 15 minutos. Caso a bolsa esteja muito quente, deve-se deixar esfriar um pouco e proteger a pele do contato direto, colocando uma roupa, ou um pano, entre a bolsa e a pele.
A dica é colocar meio quilo do grão em cada pé de meia, misturar com um óleo essencial cheiroso, colocar no micro-ondas (oi?!?) e pronto! A "bolsa" fica quente por bastante tempo e vai relaxar os seus ombrinhos com certeza.
Para diminuir as cólicas menstruais, que normalmente causam dor intensa, desconforto ou mal-estar constante na mulher, te daremos algumas dicas:
A bolsa de sementes é usada como recurso quando precisamos de compressa quente ou fria. Para usar como compressa quente – esquente por 30 segundos no microondas, experimente na sua pele e depois, com a certeza de que a temperatura está adequada, coloque na barriguinha do bebê.
Aquecer 3 litros de água até ferver, apagar o fogo ou desligar o micro-ondas e mergulhar a bolsa na água quente de 3 a 5 minutos até alcançar a temperatura desejada.
Para usar a bolsa térmica para compressas quentes é recomendado ferver 3 litros de água no fogo ou micro-ondas e, após desligar o fogo, mergulhar a bolsa na água quente durante 3 a 5 minutos, até que a temperatura desejada seja alcançada.
Bolsa de água quente ou compressa fria Colocar uma bolsa de água quente na região mais baixa do abdome ajuda a relaxar a musculatura e reduzir as contrações uterinas. Dessa forma, a dor fica menos intensa. Já a compressa fria – bolsa térmica em gel – é outra boa alternativa para reduzir a dor.
Para a cólica, uma solução alternativa aos remédios para a dor, pode ser a bolsa para água quente. Segundo o fisioterapeuta da Mercur, Regis Severo, o calor proporcionado pela bolsa auxilia no relaxamento dos músculos abdominais, que normalmente apresentam-se tensos devido à contração constante, os chamados espasmos.
Isso acontece devido ao relaxamento muscular proporcionado pelo calor e suas capacidades vasodilatadoras. Fazer compressas com uma bolsa térmica ou toalha molhada em água quente na região do ventre faz com que o útero fique mais relaxado e tranquiliza o fluxo sanguíneo, o que diminui a dor instantaneamente.
A seguir, veja o que dá para fazer em casa para aliviar as cólicas menstruais.
Alimentos importantes para aliviar a cólica menstrual