Borrife as orquídeas com uma colher de sopa de vinagre de maçã ou de leite de magnésia diluída em um litro de água – faça no final da tarde ou de manhã muito cedinho, para o sol não queimar as folhas recém-borrifadas.
Frequentemente são causados por umidade excessiva ou substrato muito antigo. Como identificar: Assim como os ácaros, um indicativo de que sua planta tem fungos são manchas amareladas que posteriormente se tornam manchas negras e da mesma forma são arredondadas.
10 dicas para cuidar melhor das suas orquídeas
Em uma bacia ou recipiente, coloque um pouco de detergente com água e mergulhe o vaso e deixe por um tempo até que as formigas começarem sair. O detergente afetará as formigas até elas morrerem por completo.
De modo geral, a melhor maneira de saber a quantidade certa de água que a sua orquídea precisa é fazendo o famoso teste do dedinho. Afunde o dedo cerca de 2 cm abaixo do substrato. Se sair sair úmido, não precisa regar. Mas se sair seco, regue moderadamente.
Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária. Quando se compra um vaso de orquídea, é útil verificar qual o substrato (material) em que está plantada, pois, dependendo dele, a secagem pode ser rápida ou lenta.
Deixe pelo menos um terço da água que você colocar escorrer por baixo do vaso. Isso ajuda a garantir que o substrato esteja úmido o suficiente e também para que o excesso de sais vá embora, evitando que o sal queime as raízes. Se você não molhar bem as orquídeas, ela não vai aguentar bem até a próxima rega.
Para respondermos a esta questão de maneira bem sucinta, basta observarmos o fato de que as orquídeas podem ser cultivadas na água, sem substrato nem vaso. Literalmente, podemos ter orquídeas plantadas na água. É equivocada a visão de que orquídeas não gostam de água e que devem ser regadas com bastante parcimônia.
Se quiser cultivar a planta em vaso de plástico – pode até usar o mesmo em que ela veio, desde que bem desinfetado com água sanitária –, faça alguns furos nas laterais para que as raízes possam respirar e o excesso de umidade não prejudique sua orquídea. Os furos precisam ter pelo menos 1 cm cada.
Como Cuidar De Orquideas Compradas No Mercado — Ar É Essencial. Dê a sua orquídea comprada no mercado a abundância da circulação do ar, isto não ajuda somente mantê-la fresca, mas também ajuda as raízes secarem. Uma raiz enxuta vai facilitar a prosperidade de sua orquídea.
Veja como fazer o manejo correto de uma orquídea
Dicas para cuidar de orquídeas em casa
De toda forma, o melhor lugar para cultivar orquídeas dentro de casa é a no máximo 2 metros de distância de uma janela. Se as plantas forem do tipo que gostam de sol direto, como o Dendrobium aí da foto, você precisará oferecer umas 4 horas de sol por dia, de preferência o da manhã.
Resposta: Geralmente são encontradas em florestas tropicais mas sempre em florestas úmidas ao redor dos rios.
E as epífitas estão entre as principais orquídeas que gostam de sol. O motivo disso é bastante simples: na natureza, estas são as orquídeas que vivem presas aos troncos de árvore, geralmente em áreas altas do tronco.
20 minutos
Em geral, as orquídeas precisam receber sol para se desenvolverem adequadamente, portanto instale suas plantas em locais onde elas possam ser banhadas pelo sol da manhã ou do fim de tarde. Se a planta não tomar sol, ela não florescerá.
Orquídeas Cattleya, Phalaenopsis e Paphiopedilum estão entre as mais fáceis de plantar e são recomendadas para a maioria dos jardineiros iniciantes e cultivadores de orquídeas. Como é possível ver acima, cada espécie precisa de um cuidado específico.
Phalaenopsis amabilis
phalaenopsis
Agora eleja a árvore: as orquídeas preferem as de casca rugosa e grossa, como flamboyant, ipê, cambará, paineira ou Erythrina (mulungu). Também apreciam as que perdem as folhas no inverno, como o jacarandá, e as frutíferas, como laranjeira, limoeiro, mangueira, cajueiro, abacateiro ou ameixeira.