Em linhas bem gerais - o protocolo TCP divide a informação a ser transmitida em pacotes. Já o protocolo UDP também quebra a informação em pacotes menores mas não tem o cuidado com a integridade ou a correção de perdas.
Camada de Transporte: A camada de transporte possui dois protocolos que são o UDP (User Datagram Protocol) e TCP (Transmission Control Protocol). O protocolo UDP realiza apenas a multiplexação para que várias aplicações possam acessar o sistema de comunicação de forma coerente.
A camada de aplicação Eles proveem serviços que suportam diretamente aplicações do usuário. Esses programas e seus correspondentes protocolos incluem o HTTP (navegação na World Wide Web), FTP (transporte de arquivos), SMTP (envio de email), SSH (login remoto seguro), DNS (pesquisas nome IP) e muitos outros.
Modelo de referência da ISO, tem como principal objetivo ser um modelo padrão para protocolos de comunicação entre diversos tipos de sistema, garantindo a comunicação end-to-end, o Modelo OSI (em inglês Open Systems Interconnection) foi lançado em 1984 pela Organização Internacional para a Normalização (em inglês ...
Diferenças entre TCP/IP e OSI. ... O OSI possui 7 camadas e o TCP/IP possui apenas 4. O TCP/IP mesclou as camadas 1 e 2 do OSI para a camada Aplicação. Há uma camada chamada de Internet em TCP/IP enquanto que a mesma é chamada de Redes em OSI.
O processo de estabelecimento de conexões TCP se dá da seguinte forma: O host que quer iniciar a conexão, que normalmente é o cliente, envia um segmento com a flag SYN ativada, especificando a qual número de porta no servidor de destino ele quer se conectar, juntamente com o número de sequência inicial (Seq ISN).
O cabeçalho TCP inclui um campo de 16 bits chamado de tamanho da janela. Esse é o número de bytes que o dispositivo destino de uma sessão TCP pode aceitar e processar ao mesmo tempo. O tamanho de janela inicial é acordado durante a inicialização da sessão por meio do handshake triplo entre a origem e o destino.