Nos tentáculos dos cnidários, principalmente, encontram-se estruturas especializadas que causam irritação denominadas de nematocistos. Eles atuam como cápsulas que liberam substâncias urticantes em quem os toca.
A cavidade gastrovascular ou celêntero, como o nome indica, tem como função a digestão e o transporte de nutrientes para todo o corpo do animal. Dois dos filos animais, Cnidaria e Platyhelminthes, possuem este tipo de cavidade.
Resposta. pois os cnidarios possuem o cnidoplasto que solta uma substância urticante que paraliza esses animais assim os matando para que possam ser ingeridos por tal, por isso que você ja deve ter ouvido sobre pessoas que sofreram queimaduras de água viva, é essa substância urticante em contato com nossa pele!
Resposta. as células urticantes funcionam como defesa para o animal, para capturar presas das quais ele irá se alimentar, que são características dos cnidários.
Cnidocitos são celulas, elas paralisam presas com um liquido urticante. Essas celulas estao presentes nos tentáculos de cnidários(anemonas, medusas, aguas-vivas).
Mas afinal, por que elas queimam? Isso ocorre porque em seu corpo, principalmente nos tentáculos, há células denominadas cnidócitos (presentes em todos os representantes do filo Cnidaria). Essas células são especializadas na produção de toxinas, usadas para capturar presas e se defender de potenciais ameaças.
O filo dos cnidários recebe este nome devido ao fato de possuírem uma estrutura denominada cnidoblasto. ... Mas os cnidários também são chamados de celenterados. Esta nomenclatura deve-se ao fato de este ser o primeiro grupo animal a apresentar uma cavidade digestiva - cele = oco e enteros = intestino.
Cnidários ou celenterados (filo Cnidaria) são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha. Os principais representantes do grupo são as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar, as hidras e as caravelas. ...
O filo dos celenterados (ou cnidários) compreende os corais, águas-vivas, anêmonas-do-mar, hidras e caravelas. São animais aquáticos, predominantemente de água salgada; diblásticos; de simetria radial; e geralmente pouco móveis ou sésseis, medusas e pólipos, respectivamente.
nematocisto. ZOOLOGIA órgão característico da maioria dos cnidários, que consiste numa pequena cápsula arredondada que contém um filamento espiralado preenchido com líquido urticante, usado na captura de presas, para defesa, etc.
Os celenterados são animais que vivem exclusivamente em meio aquáticos, a maioria das espécies é marinha. Uma característica muito marcante desse grupo é o fato de terem corpo mole e gelatinoso. ... Há espécies, como a caravela-portuguesa, que flutuam e locomovem-se levadas peias correntes marítimas.
Os cnidários (Filo Cnidaria), também conhecidos como celenterados, são um grupo de animais invertebrados que apresentam como representantes a anêmona-do-mar e as águas-vivas.