É comum a realização da moagem para transformar as cascas de ostras, mexilhões e conchas em cal comercial. A moagem é feita em via única através de uma queima de cerca de 500°C, após são trituradas para que elimine a matéria orgânica e possa ser usada comercialmente.
A calcinação (lat. calx, calcinatio para o processo de se queimar substâncias variadas) é a reação química de decomposição térmica, usada para transformar o calcário (CaCO3) em cal virgem (CaO), liberando gás carbônico (CO2). e outras reações análogas, nas quais esta transformação com remoção de gás está envolvida.
A cal virgem obtida através da energia solar não difere da cal virgem obtida pelos atuais métodos de produção que utilizam queima de combustíveis fósseis, sendo assim, pode ser utilizada nos variados tipos de industrias que consomem este produto, com a vantagem de ter sido obtida por um processo que utiliza uma fonte ...
A calcinação, processo endotérmico é usada principalmente na produção de óxidos. A calcinação é a transformação do calcário (CaCO3) em óxido de cálcio (CaO). ... O objetivo é determinar o valor da PPC (perda por calcinação) e estimar teor de CaO de uma amostra de calcário em laboratório.
1. Transformar em cal, por meio do fogo ou por corrosão. 2. Reduzir a carvão ou cinza (pelo calor).
A calcinação serve para eliminar gases, diminuir o volume da carga ou para evitar o consumo de um combustível caro, sendo então realizada à parte do processo principal.
Para sua obtenção, o calcário extraído precisa passar por um processo de calcinação, removendo o dióxido de carbono (CO2) que aparece combinado com os óxidos de cálcio (CaO) ou magnésio (MgO), em fornos que operam em temperaturas entre 900° e 1200˚C (John et al., 2014).
Forno mufla
Equipamentos de porcelana:
Almofariz e Pistilo são utensílios de laboratório que servem para moer pequenas quantidades de amostras, utilizado em laboratórios químicos, farmácias de manipulação e pesquisas. Almofariz e pistilo são também conhecido como gral, moedor ou morteiro.
O frasco de erlenmeyer de vidro é empregado na dissolução de substâncias, em reações químicas, aquecimento de líquidos e em titulações.
A proveta é um tubo cilíndrico graduado que pode ser de vidro ou de plástico, utilizada na medição de volumes. A proveta também é conhecida como proveta volumétrica, podendo também ser proveta volumétrica com rolha de vidro ou proveta volumétrica com rolha de polietileno.
Vidrarias de laboratório
A pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico são as vidrarias que possuem um grau mais elevado de precisão e exatidão quando comparadas com equipamentos como a proveta e a pipeta graduada.
Quanto às vidrarias utilizadas para medir volumes, podemos utilizar a proveta, a bureta ou as pipetas graduadas e volumétricas. Dentre essas, as pipetas volumétricas são as que conseguem maior precisão na medição, embora o volume seja fixo. Portanto, a vidraria de medida de volume mais precisa é a pipeta volumétrica.