O serviço social nasce no Brasil, na terceira década do século XX, em resposta à evolução do capitalismo, sob a influência europeia (em especial sob o influxo belga, francês e alemão), como fruto direto de vários setores particulares da burguesia fortemente respaldados pela Igreja Católica.
A história do Serviço Social no Brasil surgiu na década de 1930. Nesse período, o país passava por um período turbulento, com diversas manifestações da classe trabalhadora, que reivindicava por melhores condições de trabalho e justiça social.
1) É correto afirmar que o Serviço Social brasileiro terá diferentes correntes teóricas que sustentavam sua prática. Deste modo, é correto afirmar que. Alternativas: a) O Serviço Social brasileiro terá a influência da Igreja Católica.
Resposta: Inserção do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho. Implementação das políticas públicas enquanto política de Estado. Criação de mercado de trabalho para os assistentes sociais.
IAMAMOTO, (1997, p. 14), define o objeto do Serviço Social nos seguintes termos: “Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc.