EQST

Qual A Crtica Feita Por Castro Alves No Trecho Do Seu Poema Navio Negreiro?

Qual a crítica feita por Castro Alves no trecho do seu poema Navio Negreiro?

A crítica do tráfico de escravos não impede o patriotismo do poeta. ... A sua visão do Brasil como um lugar de liberdade e do futuro é incompatível com a escravidão. Mesmo sendo um liberal, Castro Alves não deixa de lado a religiosidade, clamando a Deus uma intervenção divina no tráfico negreiro.

Que elementos desse poema podem justificar o nome?

Resposta. O condor, para os poetas da terceira geração, era símbolo do voo alto e livre. Esse nome, condoreiro, pode ser justificado pela temática a indignação diante do sofrimento dos escravos, a defesa da liberdade e o tom de exaltação, de discurso feito para uma grande plateia.

Que elementos do poema evidenciam que se refere a um navio negreiro?

Resposta. O porão negro, fundo, infecto, apertado, imundo, tendo a peste por jaguar... Antes eles estavam livres na Africa, hoje são colocados em navios e vendidos como escravos. Escravos que eram transportados em condições desumanas tinham seus corpos lançados ao mar.

Qual a característica romântica da 3ª geração está presente no poema de Castro Alves transcrito acima?

ALVES, Castro. Poesias completas de Castro Alves. a) ( ) Na terceira geração, há a presença de um sensualismo por meio de uma descrição de uma mulher real, concreta, com características típicas da mulher. Além disso, o amor é expresso de forma real, concreto e possível de ser vivido e realizado.

É conhecida também como Condoreira possui como marca poética a denúncia das desigualdades sociais e a defesa da liberdade?

é conhecida também como condoreira. Possui como marca poética a denúncia das desigualdades sociais e a defesa da liberdade. é conhecida também como nacionalista ou indianista. O foco poético está na natureza tropical, no patriotismo, nos eventos históricos e no indígena brasileiro.

Qual é a relação do nome Condoreira com os temas abordados pelos poetas dessa geração?

Está inserida na terceira fase do Romantismo no Brasil (1870 a 1880), a qual ficou conhecida como “Geração Condoreira”. ... Recebe esse nome uma vez que está associada metaforicamente à liberdade da ave condor, símbolo da Cordilheira dos Andes.

O que Castro Alves defendia em seus escritos?

Castro Alves, como é mais conhecido Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), foi um poeta da terceira geração do Romantismo brasileiro. Ele recebeu a alcunha de “poeta dos escravos”, já que, em suas obras, defendia a abolição da escravatura com poemas efusivos e bastante apelativos.

Por que a terceira geração romântica também é chamada de Condoreira?

Por isso, a terceira fase do Romantismo também é conhecida como geração condoreira, pois o condor é uma ave que, voando muito alto, representa o desejo de renovação da sociedade brasileira. Na verdade, a terceira geração romântica questiona a ideologia da primeira geração.

Quais as características da 3 geração romântica?

A Terceira Geração do Romantismo no Brasil foi marcada por um forte sentimento de liberdade e igualdade. Não pare agora... ... É possível notar que, diferentemente das gerações anteriores, Castro Alves corporifica mais o amor, dando-lhe um toque de erotismo ao descrever seu desejo de estar junto com o ser amado.

Quem foi o maior romancista da terceira geração romântica?

Castro Alves

Como era conhecida a segunda geração do romantismo brasileiro?

A segunda geração do Romantismo brasileiro é denominada ultrarromântica ou byroniana. Fortemente influenciada por autores europeus como Goethe e Byron, os escritores desse grupo produziram obras com certo tom pessimista e depressivo.