A atual Gestão de Pessoas teve seu início no final do século XIX com o movimento da administração científica, que foi marcada por Frederick W. Taylor (1856-1915) e Henri Fayol (1841-1925). ... A Administração de Recursos Humanos tem como objetivo oferecer para a organização uma visão sistêmica de seu pessoal.
O início dessa ciência data de 1825 com Robert Owen, um idealista que acreditava ser possível um ambiente de trabalho capaz de amenizar o sofrimento da classe trabalhadora, combatendo a teoria, de Adam Smith, propondo a divisão do trabalho como fator para o aumento da produtividade.
Conheça 4 etapas da gestão estratégica de pessoas
Em relação à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabeleceu a coparticipação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletiu em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade.
Com o surgimento da revolução industrial a produção artesanal entra em decadência. ... Com a descoberta da maquina, em 1764 começa se a substituição das pessoas pelas maquinas, surgindo as primeiras fabricas.
EPS. Os fatores que afetam diretamente a Administração da Produção e Operações: I- realidade da competição global, II-Qualidade, serviço ao cliente e desafios de custo, III- O não crescimento do setor de serviços e IV-Rápida expansão da tecnologia de produção.
Por que administrar é importante? Administrar é importante porque, assim como em qualquer área da vida, o planejamento faz parte da realização concreta de objetivos.
Em administração, organização pode ter três sentidos: Associação de pessoas que combinam esforços individuais e em equipe com a finalidade de realizar propósitos colectivos. Exemplos: empresas, associações, órgãos do governo, entidades públicas, privadas e do terceiro sector.
"uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. ... Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações."