O termo “qualidade total” foi utilizado pela primeira vez por Armand Feigenbaum no ano de 1956. ... Foi ele quem propôs a ideia de que a verdade qualidade só poderia resultar de um trabalho conjunto, no qual todos os envolvidos com o processo de produção de um determinado bem ou serviço estivessem envolvidos.
Conhecido em inglês como Total Quality Management (ou TQM), a Qualidade Total é um conceito desenvolvido por consultores empresariais americanos durante a década de 1960. Entre os nomes por trás da metodologia estão William Edwards Deming, Joseph Juran e Armand Feigenbaum.
Importante ressaltar que devem participar desse planejamento, pessoas de cada nível hierárquico que poderão colaborar com a organização. O Japão foi o primeiro país a adotar a gerência da qualidade em seus produtos e serviços, em inglês, Total Quality Management “TQM”, que significa Gestão da Qualidade Total (GQT).
A gestão estratégica da qualidade é uma abordagem que usa a melhoria como arma estratégica para o fortalecimento da competitividade e rentabilidade da empresa. Segundo Paladini (2009) a gestão estratégica da qualidade requer que os objetivos e metas sejam orientados para os objetivos estratégicos do negócio.
Resposta. “Qualidade é um conjunto de atributos que se refere ao atendimento das necessidades dos clientes e ao padrão de produtos e serviços disponibilizados por uma empresa”.
1) Por que é difícil definir qualidade? A qualidade pode definida de várias maneiras, pois a qualidade de um produto pode ser avaliada sob diferentes pontos de vista. Isso leva a entender que a qualidade é uma entidade multifacetada, por isso é difícil definí-la.