A Mycoplasma genitalium pode ser transmitida por via sexual (tanto por penetração quanto por sexo oral) e é responsável por uma pequena parcela dos quadros de uretrites em homens e infecções ginecológicas em mulheres, podendo causar sintomas como dor ou ardência ao urinar, dor durante a relação sexual, secreção na ...
O Ureaplasma provavelmente não impede a concepção normal na maioria dos casos, porque a cavidade uterina permanece estéril, mesmo em mulheres que possuem exames com o diagnóstico positivo para esta bactéria na mucosa vaginal.
Infertilidade – A relação da candidíase com infertilidade é baixa, mas nem por isso a infecção deve ser ignorada. Como explica a Dra. Marina, a doença provoca uma alteração do pH da vagina, o que pode tornar a região menos receptiva para os espermatozoides.
A inflamação no útero dificulta a mulher a engravidar por impedir que o embrião se implante na parede do útero e se desenvolva.
Como se trata de uma infecção em um canal muito próximo ao útero, local onde ocorre a fecundação e então a gravidez, sim é possível que a infecção atrapalhe a engravidar. Atrapalha mas não pelas bactérias e sim pelos problemas que esta infecção possa vir a trazer como a dor por exemplo.
A secreção vaginal exagerada e de consistência, cor e cheiro alterados, pode estar associada a doenças sexuais e infecções perigosas, com risco até de infertilidade. Na maioria dos casos, o corrimento é resultado de um desequilíbrio na flora vaginal.
Nenhum pomada ginecológica irá ajudar a engravidar mas não irá dificultar uma gravidez.
Os motivos que impedem a fertilidade são diversos: a má formação das células reprodutivas masculinas, a baixa concentração delas no espermograma ou problemas como a varicocele, que aumenta a temperatura dos testículos provocando a desnaturação dos espermatozoides.
Segundo Maurício Sobral, relações todos os dias não é o indicado. “No caso do homem, se ele fica tendo relações todos os dias, os espermatozoides podem não estar viáveis”, disse. Bárbara explica que não há um número mágico de relações sexuais que faça com que a mulher engravide.
Estudos revelam que 90%-92% dos casais engravidam naturalmente, no entanto, essa gravidez espontânea não surge logo na primeira tentativa. Apenas 38% dos casais, que estão a tentar engravidar, conseguem esse feito logo depois do 1º ciclo. Na sua maioria (59%), os casais conseguem engravidar ao fim de 3 meses.