Jogando Batalha Naval no Papel Quadriculado. Corte quatro grades de 10x10. Desenhe quatro caixas no papel quadriculado, cada uma com 10 quadrados de largura e 10 quadrados de comprimento. Cada um dos dois jogadores deve possuir duas caixas, nomeando uma de "meus navios" e a outra de "navios inimigos."
Para afundar um navio, basta atingi-lo em todos os quadrados que ele ocupa. Uma vez que todos os 6 navios de um jogador tenham sido afundados, este está derrotado.
Cada disparo que um jogador faz deve ser feito em um dos quadrados do tabuleiro do outro jogador. Um jogador informa ao outro a coluna e a linha do quadrado alvo do disparo. Para que um navio seja destruído, o jogador deve acertar todas as partes deste navio. O jogador não pode atirar no mesmo lugar mais de uma vez.
Dispostos os navios, cada jogador deve repetir esta disposição no bloco de controle, marcando-o com um lápis, às escondidas do adversário até o fim do jogo. Isto se faz antes de começar os disparos, para que nenhum dos participantes troque a posição dos navios durante o jogo.
Para iniciar o jogo, você debe posicionar os 9 navios no tabuleiro azul. Cada jogador dispõe de um porta-aviões (de 4 casas de comprimento), três submarinos (de 3 casas cada um), três destroyers (de 2 casas) e dois botes (de 1 casa).
Soldados russos criaram o jogo na 1ª Guerra Mundial. Na versão original, dois adversários desenhavam, em folhas de papel, navios posicionados em um mar imaginário quadriculado. ... Durante a 2ª Guerra Mundial, em 1943, foi lançado o jogo com o nome que ficou mais conhecido nos EUA: Battleship.
40 minutos
Se a bolinha tocar na ficha ou no corpo do jogador (estando um ou outro “dentro” do campo), ou se ficar um pouco sobre o botão será considerado toque. Se no campo de defesa, serão dois toques com direito a jogar ao gol no segundo toque, se no campo de ataque, tiro direto ao gol.
Regras do Futebol de Mesa, também conhecido como Futebol de botão…. Futebol de Mesa é um jogo emocionante para 2 jogadores combinando intrincada habilidade, táticas, e pensamento rápido.
Popularmente conhecida como regra Carioca, cada partida tem a duração de 40 minutos com 2 tempos de 20 minutos, e intervalo de 5 minutos entre os tempos...
No Brasil, o primeiro registro do jogo foi em 1929, com o lançamento do primeiro livro de regras, escrito pelo compositor e artista plástico Geraldo Décourt. Carioca, Geraldo batizou o jogo como “Foot-Ball Celotex”.
O Futebol de Mesa é praticado oficialmente em cinco modalidades; quatro oficiais (Disco, Bola 12 Toques, Bola 3 Toques e Dadinho) e uma experimental (Pastilha).
Mas apenas 60 anos depois, mais precisamente em 1988, o Conselho Nacional de Desportos autenticou o Futebol de Mesa (ou Futebol de Botão), como um esporte, oficializando as três categorias, que são: Paulista: modalidade 12 toques; Carioca: modalidade 3 toques; Baiana: modalidade um toque.
Popularmente conhecida como "Regra Baiana", possui duas vertentes ("Liso", onde os botões são lisos por baixo, e "Livre", onde os botões são cavados por baixo) e é a modalidade há mais tempo organizada.
O futebol de mesa, popularmente conhecido no Brasil como Totó (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Região Nordeste, Minas Gerais, Pará etc), pebolim (São Paulo, Sul, Centro-Oeste, Norte, triângulo e sul de Minas Gerais), pacal (sul de Santa Catarina), fla-flu (Rio Grande do Sul), e em Portugal como matraquilhos ou matrecos ...
Regras diferentes Na areia, as equipes jogam com cinco atletas de cada lado, quatro na linha e um goleiro, similar ao futsal. O número de substituições também é ilimitado, sendo permitidas alterações no time durante todo o jogo.
As partidas duram 36 minutos divididos em três tempos de 12 minutos. O Tempo é parado quando um gol é marcado, quando o juiz apita uma falta ou tiro livre direto. Há um intervalo de 3 minutos entre cada tempo. Os jogadores não podem usar calçados, apenas meias ou tornozeleiras.
Quatro equipes conquistaram o título mundial até hoje: o Brasil em quatorze oportunidades, Portugal três vezes, Rússia duas vezes, e a França uma vez. Os franceses conquistaram a primeira edição do torneio com a chancela da FIFA, em 2005.
A bola de futebol de areia é mais leve que uma bola normal, apesar de ter uma circunferência idêntica. Cada equipe é formada por cinco jogadores, sendo um deles o goleiro. Esse pode segurar a bola dentro de sua área. O número de substituições é livre.
O evento não segue exatamente o padrão do showbol disputado no Brasil, já que há linha de fundo e laterais (é mais parecido com futebol society). Cada equipe tem seis jogadores (um goleiro e cinco de linha).
Tiro de Lateral: o tiro de lateral poderá ser cobrado de duas formas: 1) com as mãos ou, 2) com os pés, fora da linha lateral.
O futebol de areia, também conhecido como beach soccer ou futebol de praia, surgiu em meados da década de 1930 nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Inicialmente ele era visto apenas como uma opção de lazer porém, a atividade física ganhou rapidamente popularidade entre os cariocas.
Uma partida de futebol de areia é jogada entre duas equipes de 4 jogadores de linha, e um goleiro. Cinco jogadores adicionais são permitidos no banco de reservas. Como no futsal, um número ilimitado de substituições (incluindo os goleiros) pode ser realizado em qualquer momento do jogo.
O equipamento básico dos jogadores é composto por camisa e calção. O uso de sapatos é proibido, mas, como meio de proteção local, é permitido o uso de faixas nos pés e/ou tornozelos, além de óculos de plástico. A única exceção se dá para o goleiro, que é o único que pode usar calças compridas.
O objetivo do jogo de futebol de areia é marcar mais gols que o adversário ao final da partida. Para isso, os jogadores organizam-se em equipes de cinco atletas cada, sendo quatro jogadores na linha (sem posição definida) e um goleiro.