O processo é bem simple, a sonda orogástrica é introduzida na cavidade oral e é levada até o estômago. Uma vez lá, o estômago é preenchido com um líquido especial para a lavagem, que pode ser soro fisiológico, água, uma solução com antídotos específicos ou demais medicamentos.
A lavagem gástrica é um procedimento que visa preparar o aparelho digestivo para exames ou cirurgias, estancar hemorragias gástricas ou esofágicas usando líquidos gelados e remover do estômago conteúdo gástrico excessivo ou nocivo.
Normalmente, o intestino o eliminará de volta dentro de alguns poucos minutos. Após terminada a lavagem, deve-se consumir probióticos , como os iogurtes, por exemplo, para recompor a flora intestinal e seguir uma dieta equilibrada para manter o intestino sempre ativo e saudável.
Como manter o intestino limpo após a sessão
A utilização da ducha vaginal ou uso do “chuveirinho” é prejudicial para a saúde da região íntima, pois pode levar a microbiota da flora vaginal para dentro do útero, trompas e abdome, podendo, em alguns casos, gerar infecções mais graves.
O dispositivo é composto por uma bolsa de 4cm x 4cm, feita em polietileno, equipada com uma cânula azul em uma das extremidades. Com capacidade para 300 ml de água, vem dobrada dentro de uma embalagem semelhante à de uma camisinha. Nos estabelecimentos que a disponibilizam, custa entre R$ 5 e R$ 8.
Essa peça pode ser encontrada ao lado do vaso sanitário ou dentro do box, que é a sua localização mais comum. Por mais que muitas pessoas não utilizem com tanta frequência esse produto saiba que ele possui uma serventia bem importante. A principal recomendação de uso do chuveirinho é para a higienização íntima.