EQST

Como Se Faz Uma Etnografia?

Como se faz uma etnografia?

Uma das melhores maneiras de aprender a escrever uma etnografia é ler outras etnografias. Escolha aqueles que falam sobre o significado de outra cultura e aqueles que são escritos de uma forma que traz vida a uma sociedade, fazendo com que você entenda as pessoas e seu estilo de vida.

O que é o exercício da alteridade?

A palavra alteridade advém do vocábulo latino alteritas, que significa ser o outro, portanto, designa o exercício de colocar-se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva. A alteridade é o reconhecimento e o respeito das diferenças entre as pessoas.

Como Praticar a alteridade?

Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática. Ela consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as angústias do outro e tentar pensar no sofrimento do outro. Alteridade também é reconhecer que existem culturas diferentes e que elas merecem respeito em sua integridade.

Em quais situações do meu cotidiano preciso desenvolver alteridade?

Resposta. Resposta: Dentre situações do meu cotidiano eu preciso desenvolver a alteridade, pode-se citar: O ser humano não nasceu para viver sozinho, por isso, necessita de relações de interações sociais para que possa viver em sociedade, o que mostra a importância de desenvolver alteridade.

Em que situações exercitamos a alteridade deve haver limites para a alteridade em que situações devemos abrir mão dela?

3. Acredito que não, pois se a alteridade se trata de reconhecer e respeitar pessoas que não vivem como vivemos, não pensam como pensamos e não querem o que queremos, devemos sempre manter a alteridade e não abrir mão dela.

Em que situações devemos abrir mão dela?

Porém se não houver uma primeira alteridade da parte de alguém e ameaçar nossa individualidade, poderíamos sim abrir mão dela para nos defender. Não com o objetivo de “pagar na mesma moeda”, mas de apresentar nosso ponto de vista.

O que é antropologia e alteridade?

A alteridade expressa e determina a qualidade, estado ou características do outro, ou seja, aquilo que é diferente daquilo que vivemos. A relação entre o eu e o outro é definida então pelo conceito de alteridade. No conceito antropológico o eu só pode ser entendido a partir da interação com o outro.

O que é alteridade no contrato de trabalho?

O princípio da alteridade, previsto no art. 2º da CLT , determina que o contrato de trabalho transfere a uma das partes todos os riscos a ele inerentes e sobre ele incidentes: os riscos do empreendimento empresarial e os derivados do próprio trabalho prestado.