O brasão dos Pereiras é constituído de vermelho com uma cruz de prata em seu escudo, florenciada e vazia. No timbre a mesma cruz do escudo na cor vermelha, entre asas de ouro. Este é o brasão oficial encontrado. Qualquer variação das características básicas do mesmo é de um brasão advindo de outra origem.
O nome Pereira é de origem portuguesa e é usado como sobrenome. A origem do nome Pereira é toponímica e isso significa que está ligado a um local ou uma terra. No caso, Pereira era o nome de uma Quinta ou propriedade na zona de Esmeriz, em Vila Nova de Famalicão, no norte de Portugal.
Nessa divisão nós separamos os sobrenomes mais bonitos do mundo, destacando os americanos, italianos e franceses....Sobrenomes mais bonitos
substantivo masculino Nome de família; nome recebido do pai e da mãe, que vem após o nome de batismo: Silva é seu sobrenome e Maria o seu nome. ... [Figurado] Expressão, nome, designação que qualifica ou caracteriza algo ou alguém: chocolate sempre foi seu sobrenome! Etimologia (origem da palavra sobrenome).
No site do FamilySearch você pode descobrir a origem! Basta acessar o link familysearch.org/sobrenome, digitar o seu e pronto!
Como saber minha descendência?
Almeida; Avelar; Bravo; Carvajal; Crespo; Duarte; Ferreira; Franco; Gato; Gonçalves; Guerreiro; Léon; Leão; Lopes; Leiria; Lobo; Lousada; Machorro; Martins; Montesino; Moreno; Mota; Macias; Miranda; Oliveira; Osório; Pardo; Pina; Pinto; Pimentel; Pizzarro; Querido; Rei; Ribeiro; Robles; Salvador; Solva; Torres e Viana.
Como descobrir se possui ascendência judaico-sefardita O estudo prévio requer nomes completos dos antepassados (pai, mãe, avós e bisavós), bem como cidades de nascimento e/ou casamento. A partir disso, eles conseguem identificar se há, ou não, linhagem sefardita.
Será necessário obter o Certificado da Comunidade Judaica Portuguesa e que sejam satisfeitas todas as exigências da Lei de Nacionalidade. Esse Certificado comprovará a sua qualidade de descendente de judeus sefarditas.
Veja a lista de documentos:
Se a descendência estiver mais próxima, sendo você filho de português, basta a certidão de nascimento dos pais. Agora, se você está mais distante na árvore genealógica, não será possível obter a cidadania por atribuição, apenas por aquisição ou naturalização.
Sites para encontrar documentos e registros de descendência europeia
Bem, mas antes de começar seu processo de reconhecimento de cidadania portuguesa, é importante antes entender quem tem direito a esse privilégio....E QUAIS OS SOBRENOMES QUE DÃO DIREITO À CIDADANIA PORTUGUESA?
De acordo com representantes do Consulado Português no Brasil, ter um sobrenome português não é um requisito para obtenção da cidadania. O interessado deverá iniciar uma série de procedimentos legais para a obtenção desse documento.
Conheça os sobrenomes portugueses mais populares
Os filhos e os netos de portugueses — descendentes em 1.º e 2.º graus, respectivamente — têm direito à cidadania do tipo nacionalidade originária. A maior diferença entre ambos é a exigência de prova de ligação efetiva com a comunidade portuguesa para netos, o que não é solicitado aos filhos.
Assim, não há limite de geração para a obtenção da cidadania portuguesa, desde que todos estejam vivos e dispostos a requerê-la desde o cidadão naturalmente português até o membro mais novo. A este processo “linear” de obtenção dá-se o nome de aquisição por atribuição.
Requerimento da atribuição de nacionalidade; Identidade ou Cartão do Cidadão do ancestral de nacionalidade portuguesa; Comprovante de residência; Cópia autenticada da carteira de identidade ou outro documento com foto e filiação de quem está fazendo o pedido; Certidão de nascimento do pai ou mãe falecido que não é ...
Se você é bisneto de português, de acordo com a lei atual, pode ter direito à dupla cidadania. É preciso que antes outro descendente adquira a nacionalidade, para que então a cidadania portuguesa seja possível para o bisneto. Algumas situações são possíveis e é preciso entender como funciona na prática.
“Tem direito à cidadania italiana os descendentes de italianos que comprovam a transmissão do sangue por meio de certidões de nascimento, casamento e óbito. Não existe limite de gerações, ou seja, um bisneto pode reconhecer a cidadania italiana.
REGRA BÁSICA: A mulher PODE ter nascido ANTES de O (a) filho (a) dela (desta mulher que nasceu antes de 1948) DEVERÁ ter nascido A PARTIR de para ter direito a cidadania. Caso este (a) filho (a) tenha nascido ANTES de NÃO terá direito, nem este (a) filho (a) nem seus descendentes.
Cerca de 9 a 11 meses de preparação decorrem entre a entrega do pedido e o início da análise, a análise e as respetivas diligências têm uma duração normal de 9 a 12 meses e a decisão e o registo final ocorrem 6 a 8 meses após finalizar a análise.
R$ 700,00
“Pode reconhecer a cidadania italiana quem possuir um ascendente italiano na família e comprovar por meio das certidões de nascimento, casamento e óbito a transmissão do sangue. Não existe limite de geração e não é exigido o conhecimento do idioma italiano.”
Quem tem direito a Cidadania Alemã Para entender se você tem ou não o direito à cidadania alemã, precisará verificar se tem alguma ascendência ou filiação originárias da Alemanha. Se a resposta for positiva, reúna o máximo de informações e comprovações de que o seu parente é um imigrante.
Esta é a dúvida que recebemos com mais frequência em nosso dia-a-dia. A resposta é simples: não há limite de gerações para obter a Nacionalidade Alemã, desde que o antepassado tenha cumprido as exigências da época. Já tivemos, por exemplo, processos com seis gerações.