Texto: Salário-mínimo (com hífen) é o trabalhador cuja remuneração é o salário mínimo (sem hífen). Plural: salários mínimos, salários-mínimos. As famílias que vivem com até três salários mínimos mensais serão as mais prejudicadas pelo aumento da inflação, alertou o senador.
Tanto adjetivo (excessivamente pequeno; diminuto) quanto substantivo masculino (O valor mais baixo; a menor quantidade: aquilo era o mínimo que ela deveria ter feito pelo filho; conseguiu o mínimo com a venda do carro.)
Resposta. O termo "rico" pode ser um adjetivo, pois qualifica o sujeito ou objeto da frase. Você pode caracterizar alguém como rico porque essa pessoa possui muitos bens materiais, muito dinheiro, mas essa pessoa pode também ser rica em conhecimentos, sabedoria, afetividade, entre outros elementos subjetivos.
A palavra "pobre" pode ter a função de substantivo e de adjetivo. O que irá definir sua função sintática será o contexto em que está inserida. Como substantivo, a palavra "pobre" significa uma pessoa que não possui muitos recursos, sejam financeiros ou não, e sempre será apresentado como sujeito da oração.
Pobreza, de pobre, mais o sufixo “eza”, comum na formação de palavras em português. Pobre veio do latim pauper, radicado em paucus, pouco. No conceito original, pobre não é quem tem pouco, mas quem produz pouco.
De acordo com esse ponto de vista, pobre seria todo aquele cujo nível de renda ou consumo per capita de sua família ou domicílio ficasse abaixo do mínimo essencial para suprir necessidades humanas básicas. ... Cerca de 1,1 bilhão de pessoas venceram a pobreza extrema desde 1990.
1 Desprovido ou mal provido do necessário. 2 Que tem poucas posses ou pouco dinheiro. 3 Que indica ou se caracteriza pela pobreza: “Tu, minha Eugênia, é que não as descalçaste nunca; foste aí pela estrada da vida, manquejando da perna e do amor, triste como os enterros pobres […]” ( MA3 ) .
pobrerio
antónimo - adjetivo
De maneira geral, podemos dizer que os sinônimos são palavras de mesma classe gramatical que possuem significados idênticos ou muito próximos. Uma palavra é considerada sinônima de outra quando pode substituí-la em diferentes contextos sem que haja alteração de sentido.