Significado de Ocioso adjetivo Que não tem ocupação; que não faz nada. ... substantivo masculino Pessoa que não faz nada; aquele que se entrega ao ócio; vadio, preguiçoso. Etimologia (origem da palavra ocioso). Do latim otiosus.
Uma vida sedentária pode também causar diabetes, agravar doenças das articulações, dos músculos e da coluna, além de constituir um fator de risco para a obesidade, complicações psicológicas como ansiedade e até alguns tipos de câncer.
O que é sedentarismo? Uma pessoa sedentária é aquela que passa muito tempo inativa, isto é, sem fazer exercícios físicos. Por mais que ela faça algumas atividades durante o dia, como se locomover e trabalhar, ela não dedica um período a praticar alguma modalidade esportiva ou treino em geral.
A palavra “atleta” é geralmente usada para se referir a pessoas que praticam qualquer modalidade esportiva. Historicamente a palavra vem de “atletismo” e tem origem na Grécia Antiga, onde houve o primeiro registro de uma competição desse tipo.
O aparecimento de doenças cardiovasculares tem tudo a ver com a forma como a pessoa lida com sua saúde. Quem se exercita tem menos risco de sofrer com problemas do coração e respiratórios, diabetes, pressão alta, obesidade, AVC e dores crônicas na coluna.
Algumas das consequências da falta de atividades físicas são:
Sintomas de sedentarismo
Silvia comenta que o excesso de atividade física pode também provocar dores musculares persistentes por todo o corpo, muito cansaço, anorexia, insônia, aumento da frequência cardíaca de repouso e menor desempenho sexual. Além de causar problemas articulares e ósseos.
Como ocorre a perda de condicionamento físico? Assim como a prática de atividades físicas é capaz de melhorar o condicionamento físico, sua diminuição e/ou perda está relacionada à falta de exercícios. Ela acontece por lesões, acidentes, doenças, férias ou, até mesmo, falta de tempo.
O Condicionamento físico é uma modalidade de pratica de atividade físico em que o individuo alcança melhora no funcionamento músculo-esquelético e metabólico através do aprimoramento na força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular e na flexibilidade.
Um reflexo do organismo é disparado e pode ocorrer queda da pressão e da frequência cardíaca, levando ao desmaio. É uma causa benigna e não impede que o atleta continue a praticar exercício físico, após seguir algumas recomendações preventivas.
Uma boa regra a seguir é ingerir líquidos, antes, durante e mesmo após o treino, e/ou sempre que surgir a sensação de sede. Faça-se sempre acompanhar de uma garrafa de água, e hidrate-se regularmente.
A pressão arterial baixa pode não ser tão ruim em relação à pressão alta e, de fato, para algumas pessoas não é. No entanto, essa disfunção pode causar tontura e desmaios e, em casos mais graves, pode ser fatal. As causas podem variar de desidratação a graves distúrbios médicos ou cirúrgicos.
A pressão arterial é considerada normal quando está entre 9/6 e 12/8. Independentemente da leitura da pressão arterial, os profissionais da área da saúde não costumam diagnosticar uma pessoa com pressão arterial baixa, a menos que esteja mostrando outros sinais ou problemas associados com a condição.