As direções de um vetor podem ser definidas com base no sistema de coordenadas escolhido, por exemplo. Usando-se o sistema cartesiano, as direções do espaço seriam x e y e um vetor poderia ser escrito como V = (x, y).
Os componentes ortogonais são componentes que fazem um ângulo de 90 graus entre o eixo x e y, sendo que para se obter um componente ortogonal necessita-se de 2 vetores, que nessa demonstração simples, eu vou chamar de vetor C→ e de vetor d→, e o vetor que eu quero obter suas componentes será o vetor U→(componente ...
As componentes individuais v x v_x vxv, start subscript, x, end subscript e v y v_y vyv, start subscript, y, end subscript podem ser negativas se apontarem para o sentido negativo. É normalmente convencionado que, na direção horizontal, x, para esquerda é negativo. Já na direção vertical, y, para baixo é negativo.
Na decomposição dos vetores, esse procedimento ocorre de modo contrário (ou inverso). Para que a decomposição de vetores ocorra, ax e ay são vetores que estão dispostos de modo perpendicular entre si. Não à toa, a decomposição ocorre em sentido ortogonal.
Para calcular o lançamento oblíquo no sentido vertical, utiliza-se a fórmula da Equação de Torricelli:
As equações que traduzem a variação das coordenadas de posição, com o tempo, designam-se por equações paramétricas do movimento. ... Por eliminação do tempo, t, no sistema constituído por estas equações obtém-se a equação da trajetória.
Existem infinitos tipos de trajetórias que um objeto pode percorrer, as mais estudadas são: Trajetória Retilínea. Trajetória Curvilínea Circular. Trajetória Curvilínea Elíptica.
Concluindo: para determinarmos a trajetória de uma partícula temos que conhecer a sua massa, a velocidade (em módulo e orientação) da partícula em um particular ponto e conhecermos a força (em módulo e orientação) em todos os pontos da trajetória.
Da equação acima podemos concluir que a carga quando lançada perpendicularmente às linhas de campo magnético uniforme realiza um movimento circular uniforme em uma circunferência cujo plano é perpendicular à direção das linhas do campo magnético.
Quando a partícula lançada possui velocidade paralela às linhas de indução do campo magnético, a força magnética é nula. Observe que, nesse caso, o ângulo α = 0º ou α = 180 º.
Os instantes em que o móvel passa pela origem dos espaços são 3 e 8 segundos. Um movimento retilíneo uniformemente variado representa um movimento no qual a velocidade do corpo móvel varia em função de uma aceleração constante em um determinado intervalo de tempo.