Para introduzir os movimentos à rotina das crianças, você pode usar músicas ou mesmo sequências sonoras que definem os movimentos do corpo. Usar o próprio corpo como instrumentos para criar música e se movimentar também é muito interessante.
Resposta: Explicação: a música faz parte da expressão corporal como por exemplo dança, teatro, circo. a música além de ajudar nos movimentos faz com que a música esteja presente não só na dança e sim nas ginasticas como ginastica de academia por exemplo. tem ritmo e isso que está presente.
“A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”, comenta o professor de Música ...
A música contribui para o desenvolvimento integral da criança nas suas dimensões afetiva, cognitiva, motora e social. Ela provoca sentimentos de bem-estar, organiza os movimentos, promove uma melhor interação, desenvolve a atenção e a concentração.
Ensino de música desenvolve criatividade e ajuda a melhorar capacidade de concentração e memória das crianças. ... Além disso, a educação musical estimula, nos alunos, o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade musical, do senso rítmico, da percepção auditiva, do prazer de ouvir e da consciência corporal”.
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.
A musicalização é importante é importante na infância porque desperta o lado lúdico aperfeiçoando o conhecimento, a socialização, a alfabetização, inteligência, capacidade de expressão, a coordenação motora, percepção sonora e espacial e matemática.
A musicalização é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos, como cognitivo, linguístico e social. Além de estimular a criatividade, a capacidade rítmica e a coordenação dos seus movimentos.
A música como auxilio para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e convívio social é incontestável. Quando bem trabalhada é capaz de facilitar o processo de ensino aprendizagem, pois ela chama à atenção das crianças, promovendo um ambiente agradável e satisfatório a aprendizagem do educando.
A música, como uma das manifestações artísticas mais importantes que há, possibilita a expressão individual, o registro de sentimentos e histórias de vida marcantes. Além disso, é uma arte que possui muito poder de mobilização, servindo de plataforma para protestos políticos e de luta para movimentos sociais.
Tende a inserir nos seus contextos e, nesse sentido, simultaneamente, as fontes culturais, sociais, condições históricas e as fontes psíquicas e individuais dos atos e das ideias de um outro.
Resposta: No Brasil, a população possui uma relação intensa com a música. O povo brasileiro, de forma geral, é bastante musical, apreciando essa forma de arte em seu dia a dia e nos momentos de lazer. O país é muito diverso e heterogêneo culturalmente, e apresenta distintos estilos musicais dependendo da região.
A música brasileira foi muito influenciada pelos povos africanos e europeus. Ao longo do tempo, houve a mistura dos sons indígenas, africanos e europeus. Estes se misturaram e influenciaram a música brasileira atual. Cada grupo influenciou a música brasileira, com seus instrumentos, danças e ritmos.
As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas.
Instrumentos musicais brasileiros e populares em nossa cultura
Pela altura do som