Dor de cabeça intensa que não melhora; Dor de garganta; Dor nas articulações; Dor muscular e cansaço excessivo....Por isso, é muito importante que os pais fiquem atentos a sinais como:
Na fase inicial da doença ou fase aguda, podem ser feitos alguns exames para auxiliar o diagnóstico da dengue. O teste para antígeno NS1 (proteína produzida intensamente pelo vírus da dengue) e o teste molecular ou PCR, que avalia o RNA do vírus.
Ele é feito em qualquer serviço de saúde e leva em média dez minutos. O exame consiste em fazer o desenho de um quadrado no antebraço do paciente. Daí, a pressão arterial é verificada e o aparelho continua apertando o braço até que seja possível verificar a existência de pontinhos vermelhos dentro do quadrado.
Ao custo de R$32,70 cada, os exames são realizados por farmacêuticos nas farmácias e os resultados são laudados por biomédicos via internet, sendo da modalidade teste de ponta de dedo: basta retirar uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo do paciente – similar à medição de glicemia realizada em diabéticos.
Em um hospital ou laboratório, o exame de sangue para dengue é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:
Chikungunya, IgG - R$240,30 à vista - Labi Exames.
Sorologia para dengue: IgG e IgM O IgM aparece entre 6 e 10 dias após o momento em que você adquiriu o vírus, por isso o teste é feito nesse período. Os anticorpos IgG são produzidos mais tarde e ficam no corpo por mais tempo.
Uma vez desenvolvida a infecção/ doença o IgG vai ser positivo, sinalizando que vc entrou em contato com a doença/ microorganismo em algum momento da vida. O IgM fala / demostra a questão recente, a atividade da infecção recente. Após o tratamento da Dengue o, IgG, pode permanecer alto por uns 2 meses.
IgG negativo (não reagente) e IgM positivo (reagente): indicam infecção aguda (ou seja, iniciada há dias ou semanas). IgG positivo (reagente) e IgM negativo (não reagente): indicam infecção antiga (com meses ou anos) ou que a pessoa foi vacinada e o organismo teve sucesso na produção de anticorpos.
o exame preferencial para o diagnóstico de Chikungunya, realizada em AMOSTRAS COLETADAS DO 7º AO 15º DIA DO INÍCIO DOS SINTOMAS. Para as amostras IgM NÃO REAGENTES, será realizado o PCR em amostras até o 8º dia de sintomas.
“O resultado da detecção por PCR indica a presença do vírus CHIKV, diagnosticando o paciente como portador do vírus. Já a sorologia IgG e IgM, caso reagente, indica a presença de anticorpos contra o vírus Chikungunya ou CHIKV, diagnosticando que o paciente foi ou está infectado pelo vírus”, explica o infectologista.
Chikungunya, exame de anticorpos Pode ser realizado a partir do sétimo dia da doença. Os exames também chamados de IgM e IgG conseguem dosar os anticorpos produzidos pelo organismo para combater a doença. Diferente da dengue só afeta o paciente uma vez na vida.
O teste sanguíneo é capaz de detectar a doença do vírus nos primeiros sete dias de infecção, caso isso não seja possível, o ideal é realizar o teste de sorologia. No caso específico do zika, o vírus pode ser detectado em amostras de urina, por PCR, por até 15 dias após a infecção.
Os sintomas da dengue clássica duram em média 7 dias, dependendo do estado de saúde do paciente antes de adoecer. Em geral, adultos saudáveis costumam se recuperar da doença em apenas 2 ou 3 dias, pois o organismo está mais preparado para combater o vírus.
O vírus da Dengue promove reações nas células do nosso organismo. Os glóbulos brancos, que protegem e defendem o nosso organismo, e as plaquetas, que ajudam a coagular o sangue, diminuem. Em casos mais raros, o vírus consegue atacar diretamente o coração, o fígado ou o sistema nervoso, provocando uma infecção.