Caso não tenha comprovante da vacinação com a vacina contra febre amarela, você deverá procurar o posto de saúde que suspeita ter tomado a vacina e solicitar o registro. Caso não seja possível, você poderá tomar um nova dose, caso haja a recomendação de vacinação na sua cidade ou, em caso de viajante, no seu destino.
Ela é elaborada a partir do vírus atenuado, cultivado em ovo de galinha. Sua formulação apresenta gelatina bovina, eritromicina, canamicina, cloridatro de L-histidina, L-alanina, cloreto de sódio e água para injeção.
Em 1936, o médico sul-africano Max Theiler (1899-1972) concluiu o desenvolvimento de uma vacina contra a febre amarela nos laboratórios da Divisão Internacional de Saúde (IHD) da Fundação Rockefeller, em Nova York, com uma versão atenuada do vírus já reconhecido como agente causador da doença.
A imunologista brasileira Ruth Nussenzweig não terá a chance de conhecer o desempenho na vida real de uma vacina contra a malária produzida a partir dos estudos que ela e seu marido, o também imunologista Victor Nussenzweig, desenvolveram nas últimas décadas.
A vacina MenC conjugada tem sido utilizada nos CRIE para subgrupos especiais desde 2003, e foi introduzida na rotina, no calendário nacional de vacinação de crianças, a partir de 2010. Inicialmente foi preconizada a partir de 2 meses de idade, e posteriormente passou a ser ofertada aos 3 meses e 5 meses de idade.
No início de 1904, quando a campanha da febre amarela começava a dar os seus primeiros resultados, Oswaldo Cruz desencadeou uma nova luta: o combate à peste bubônica.
a peste negra foi controlada no final do século XIV com a adoção de medidas de higiênicas nas cidades medievais.
A Peste Negra foi uma epidemia que matou cerca de um terço da população que habitava o continente europeu em meados do século XIV. ... Nas péssimas condições de higiene das cidades medievais, a peste conseguiu encontrar um ambiente propício para sua propagação entre as pessoas.