O adjetivo perene significa sem fim, designa algo que é eterno ou incessante. Usa-se sobretudo na área da botânica para descrever qualquer planta que tem um ciclo de vida longo, de mais de dois anos e cujas folhas não caem, podendo florescer todos os anos, ou de dois em dois anos.
Rios perenes são aqueles que sempre tem água fluindo em seu leito,ou seja, possuem fluxo de água durante o ano todo.
-Rio Jaguaribe. -Rio Rio Piranhas-Açu. -Rio Paraíba. -Rio Capibaribe.
Os rios que secam são chamados de Temporários ou Intermitentes. Já os rios que nunca secam são chamados de Permanentes.
Rios perenes – são aqueles que correm o ano inteiro, ou seja, não apresentam interrupção no fluxo de suas águas sobre nenhum período, seja ele de seca, seja de cheia.
Rio perene é um rio com vazão incessante, que não seca. Em regiões desérticas ou semi-áridas (parte do Nordeste e de Minas Gerais, por exemplo), as águas dos rios desaparecem na seca, sendo necessárias obras de perenização dos rios, como barragens de regularização de vazão, para garantir o escoamento na seca.
Devido à natureza do relevo, no Brasil predominam os rios de planalto, que apresentam rupturas de declive, vales encaixados, entre outras características, que lhes conferem um alto potencial para a geração de energia elétrica. ... Os rios São Francisco e Paraná são os principais rios de planalto.
O que são as matas ciliares e as reservas legais? São florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.