Datagrama e pacote são sinônimos, mas frame ou quadro não. Um frame normalmente é associado às camadas de enlace e física do modelo OSI, enquanto que pacote e datagrama é associado à camada de rede. Completando: O quadro encapsula um pacote em sua area de dados.
TTL → O campo (time to live) ou tempo de vida do pacote, é composto por oito (8 bits), o campo tem a funcionalidade de evitar que o pacote fique percorrendo em loop sem encontrar o destino final, evitando que o datagrama IP persista.
Datagrama IPv4. Um datagrama IP, consiste de duas partes: cabeçalho e o campo de dados que transporta o IP de origem e o IP de destino. O cabeçalho possui uma parte fixa de 20 bytes e um campo "Options" de tamanho variável.
Formato do Cabeçalho do IPv4
Tempo de Vida (TTL): Tempo de vida máximo do Datagrama. Impede que um pacote se perca em uma rede (Internet) e entre em loop infinito entre os roteadores. Atualmente seu valor corresponde a saltos de roteadores (hops). Toda vez que um pacote passa por um roteador, o valor desse campo é decrementado (subtrai-se 1).
64
Os campos significativos no cabeçalho IPv4 incluem: Versão - Contém um valor binário de 4 bits que identifica a versão do pacote IP. Em pacotes IPv4, esse campo é sempre definido como 0100.
A rota default é utilizada para rotear qualquer pacote para uma rede que um router não está diretamente conectado através do router next-hop. ... Quando o router recebe um pacote para uma rede de destino que não tem uma rota compatível na sua tabela de roteamento, ele descartará o pacote por default.
*Qual é a finalidade do arquivo de configuração inicial em um roteador da Cisco? Conter os comandos usados para configurar inicialmente um roteador durante a inicialização *Quais os três comandos usados para configurar o acesso seguro a um roteador em uma conexão com uma interface de console? (Escolha três.)
A tabela de roteamento possui registro dos destinos para encaminhamento dos pacotes. As rotas podem ser aprendidas manualmente (rotas estáticas ou redes diretamente conectadas) e dinamicamente (aprendidos via protocolo de roteamento dinâmico como OSPF, BGP,etc).
Com o uso dos protocolos de roteamento dinâmico, os roteadores trocam informações entre si, periodicamente e “aprendem” sobre a rede e sobre as rotas disponíveis. Ou seja, os roteadores vão “descobrindo” as rotas existentes e gravando estas rotas em suas tabelas de roteamento.
O BGP foi projetado para evitar loops de roteamento em topologias arbitrarias, o mais serio problema de seu antecessor, o EGP (Exterior Gateway Protocol).
Protocolos de Roteamento
Uma rota estática com um next-hop gateway terá a distância administrativa igual a 1, um roteador diretamente conectado nessa interface terá distância administrativa igual a 0....Distância administrativa.